Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O desafio da Comissão da OAB-RJ dedicada a Sociedades Anônimas do Futebol

Grupo foi criado para analisar o impacto da SAF nas instituições que optaram por esse modelo de gestão

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 Maio 2024, 23h42 - Publicado em 21 jun 2023, 16h30

A Comissão de Estudos da Sociedade Anônima do Futebol criada pela OAB do Rio de Janeiro tem o desafio de garantir a eficiência da lei que estabelece as SAFs e impedir a insegurança jurídica deste modelo de gestão. O grupo foi criado nesta terça-feira com a presença de nomes importantes do Direito carioca. 

O presidente da Ordem no Rio de Janeiro, Luciano Bandeira, estava na cerimônia. A Comissão será presidida por Pedro Teixeira, especialista em recuperação judicial e falência, que também comanda a Comissão de Direito Empresarial da entidade. O ex-presidente do TJD-RJ, Marcelo Jucá, também participa do novo grupo.  

A lei da SAF separa as empresas criadas com aporte de novos investidores da instituição que, em geral, é responsável pelas dívidas dos clubes. No plano de criação da Sociedade Anônima, é feita uma escala de pagamento dessas dívidas pelo investidor, por meio de recuperação judicial ou não. 

A insegurança ocorre, segundo a OAB-RJ, as novas empresas e os clubes sociais são considerados como o mesmo grupo econômico. A SAF pode deixar de ser atrativa a investidores e a aplicação de capital estrangeiro, sob o risco de ter de executar eventuais dívidas dos clubes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.