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Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O impacto nas redes do início da busca por petróleo na Amazônia

A Ativaweb analisou 421.000 postagens nas redes sociais -- Facebook, Instagram, X (Twitter), TikTok e YouTube -- sobre a autorização do Ibama

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 out 2025, 10h01

A Ativaweb analisou 421.000 postagens nas redes sociais — Facebook, Instagram, X (Twitter), TikTok e YouTube — sobre a autorização do Ibama para perfuração de um poço de petróleo na bacia amazônica.

Entre segunda e quinta-feira, a ampla maioria das mensagens analisadas no estudo ( 73%) foi de reprovação ao aval do Ibama.

Nesse contingente, 14,4% das postagens apresentaram conteúdo neutro e 12,3% foram favoráveis ao trabalho da Petrobras para encontrar petróleo na região.

“O debate não se restringe à ecologia: ele reflete uma disputa narrativa sobre o futuro energético, ético e político do país. A Amazônia, mais uma vez, assume o papel de espelho do Brasil onde a tecnologia, os dados e as emoções se entrelaçam na arena digital”, diz o estudo.

A análise da Ativaweb confirma que o tema “petróleo na Amazônia” se tornou um marco simbólico da agenda ambiental brasileira. As postagens revelam uma sociedade conectada, mobilizada e crítica ao tema.

“O petróleo virou metáfora. O que está em jogo não é o barril, é o Brasil que queremos construir diante do mundo”, diz Alek Maracajá, fundador da Ativaweb.

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