O projeto bilionário para instalar cabos de internet sob rios amazônicos
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, levará investimento de R$ 1,3 bilhão no programa de conectividade do governo federal para congresso na Espanha

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, vai participar no início da semana que vem do maior evento internacional de telecomunicações, o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, na Espanha, para apresentar o investimento em andamento de 1,3 de reais bilhão no programa de conectividade do governo federal para a Amazônia, o Norte Conectado. Trata-se da maior iniciativa no mundo que usa cabos de internet sob a água dos rios.
“Quando iniciamos a cotação de preços dos cabos de fibra óptica, um dos fornecedores se espantou, pois nunca tinha visto algo dessa magnitude para uso subfluvial no planeta. O programa já chamou a atenção dos nossos vizinhos e fizemos um acordo com a Colômbia para levar conectividade até a cidade de Leticia, na tríplice fronteira que temos também com o Peru, onde instalamos os cabos neste mês”, afirma o ministro.
O projeto terá oito infovias, as chamadas “estradas digitais”, que somarão 12.000 quilômetros de cabos de fibra óptica para conectar 59 municípios no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. O objetivo da iniciativa é ampliar a capacidade de tráfego de dados e a disponibilidade de banda larga em municípios de difícil acesso.
Até o momento, as infovias foram instaladas pelos rios Amazonas, Solimões e Branco. As três próximas vão passar pelos rios Madeira, Purus, Acre e Juruá. Elas vão ligar Porto Velho (RO) a Autazes (AM), Rio Branco (AC) a Manacapuru (AM) e Cruzeiro do Sul (AC) a Fonte Boa (AM).
A pauta da viagem também inclui reuniões com companhias de telecomunicações, fornecedores e fabricantes de infraestrutura do setor. Ele estará na Espanha nas próximas segunda e na terça-feira.