O resgate de uma joia arquitetônica de Brasília
Construída nos anos 1970 para abrigar a primeira creche da Capital Federal, a Casa do Candango acaba de ser revitalizada e devolvida à cidade
Uma parceria entre a CASACOR Brasília 2025 e o arquiteto Elon Pfeiffer acaba de devolver a Brasília um dos espaços mais simbólicos da Capital Federal, a Casa do Candango. Antes desgastado pelo tempo, o prédio passou por uma ampla reforma.
Patrimônio arquitetônico e cultural de Brasília, a Casa do Candango foi inaugurada nos anos 1960 para abrigar a primeira creche da cidade.
Em 1977, o edifício modernista criado por Antônio Caetano Aragão se tornou refúgio, durante muito tempo, aos filhos dos primeiros trabalhadores da cidade idealizada por Juscelino Kubitschek.
Assinado pelo arquiteto Elon Pfeiffer, o projeto preservou o caráter modernista do edifício, atualizando-o com tecnologia, conforto e acessibilidade. O retrofit contou com investimento de aproximadamente 1 milhão de reais e reuniu uma rede de empresas parceiras.
“Retrofit é mais que uma intervenção arquitetônica, é um pacto com a cidade. No caso da Casa do Candango, o desafio foi manter viva a materialidade e a memória de um edifício que faz parte da história de Brasília e, ao mesmo tempo, atualizá-lo com desempenho, conforto e acessibilidade. Nossa proposta foi preparar essa obra para as próximas décadas, garantindo que continue a dialogar com a paisagem, com os moradores e com a cultura da capital”, diz Elon Pfeiffer.
O edifício ainda ganhou condições atualizadas de acessibilidade, ampliando as possibilidades de uso social e reforçando seu papel urbano.
A intervenção representa um gesto de preservação, sustentabilidade e compromisso com a cidade. Todo o projeto foi tocado em parceria por diferentes empresas que se uniram para devolver o espaço aos brasilienses.







