Operadoras poderão pedir ativação do 5G à Anatel em mais 506 cidades
“O sinal já está disponível em todas as capitais e a nossa missão é levá-lo até as pequenas cidades”, diz o ministro das Comunicações, Juscelino Filho
O Ministério das Comunicações anunciou que, a partir da próxima segunda-feira, 5, as operadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão pedir à Anatel o licenciamento e a ativação de estações de 5G nessa faixa em mais 506 municípios.
“O sinal do 5G já está disponível em todas as capitais e a nossa missão é levá-lo até as pequenas cidades”, disse o chefe da pasta, Juscelino Filho.
A liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas imediatamente. A instalação depende do planejamento individual de cada prestadora.
Ao todo, são 19 unidades da federação contempladas: Acre (AC), Alagoas (AL), Amazonas (AM), Amapá (AP), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rondônia (RO), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE), São Paulo (SP) e Tocantins (TO), com todos os municípios liberados.