Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Oposição pressiona Motta a resgatar projeto que limita decisões do STF

Opositores querem aproveitar momento de insatisfação com Judiciário para convencer Motta a dar andamento em pacote antiSTF

Por Marcelo Ribeiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 jul 2025, 12h30

Irritados com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de ressuscitar o decreto do IOF, parlamentares da oposição retomarão a ofensiva para que o presidente da Câmara, Hugo Motta, dê andamento a medidas do chamado pacote antiSTF.

A pressão para que ele resgate as proposições deve aumentar após o recesso parlamentar.

Um pacote de medidas que tinham a Corte como alvo foi aprovado no ano passado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa com o aval do então presidente da Câmara Arthur Lira, em um momento de tensão entre Legislativo e Judiciário.

Além das articulações pela criação de uma CPI que apure um suposto abuso de autoridade do STF, opositores de Lula querem convencê-lo a destravar a tramitação de uma série de medidas contra a Corte, entre elas, a PEC que limita decisões monocráticas no Supremo.

A oposição pressionará para que comissões especiais para apreciar proposições sejam instaladas – após aprovação pela CCJ, Lira deixou os temas em compasso de espera – e articulará para que projetos que podem ir direto ao plenário sejam de fato levados por Motta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.