Os grupos que mais apoiam medidas que ampliam a justiça tributária
Levantamento da Nexus mostra que o suporte a esse tipo de iniciativa vem ganhando força entre brasileiros 60+ e com ensino superior
Em meio à expectativa de que a reforma do imposto de renda avance no Congresso no segundo semestre, grupos da sociedade tem se destacado pelo amplo apoio a medidas que busquem ampliar a justiça tributária no país.
Levantamento da Nexus mostra que o suporte à iniciativa vem ganhando força entre brasileiros 60+ e com ensino superior.
De acordo com a pesquisa, 68% dos que tem ensinam superior e 67% das pessoas acima dos 60 anos acreditam que quem tem mais renda deveria pagar mais impostos.
Quando considerada a renda familiar, as pessoas que ganham entre 1 e 5 salários mínimos estão entre as que mais apoiam esse tipo de medida, enquanto a maior resistência é vista entre aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos.
O Sudeste é a região onde a medida encontra mais apoio, seguido de perto por Nordeste e Sul, enquanto as regiões Norte e Centro-Oeste são as únicas onde há mais gente contrária do que a favor da iniciativa.
A Nexus entrevistou 2.021 cidadãos com 16 anos ou mais, em domicílio, nas 27 unidades da federação, entre 14 e 20 de julho de 2025. A margem de erro total da amostra é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.







