Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Os momentos angustiantes de Lula a bordo do avião com defeito da FAB

Aeronave apresentou "problema técnico", segundo a Aeronáutica, e teve que circular sobre o aeroporto da Cidade do México por cinco horas nesta terça-feira

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 out 2024, 14h13 - Publicado em 2 out 2024, 13h07

Em meio à tensão no avião presidencial que rondou um aeroporto da Cidade do México por cinco horas, Lula se levantou da poltrona várias vezes para obter informações atualizadas sobre o voo e se queixou da falta de segurança da aeronave — comprada por ele em 2005, durante seu primeiro mandato.

Enquanto isso, a primeira-dama, Janja, ficou sentada, calada e reflexiva.

A pane ocorreu logo após a decolagem. Um dos passageiros que estavam na parte de trás do avião relatou ter visto fumaça saindo de um dos motores, o que levou o grupo a especular sobre o possível impacto com uma ave.

Segundo comunicado do comandante da Aeronáutica, o avião principal da Presidência, conhecido como Aerolula, “apresentou um problema técnico após a decolagem” e precisou consumir combustível para aterrissar em segurança, o que ocorreu às 22h19 (no horário de Brasília). Até o momento, a FAB não informou qual foi o problema.

Inicialmente, a tripulação informou que eles precisariam gastar combustível por duas horas.

Por precaução, o prazo acabou sendo estendido sucessivamente, para gastar 7.000 litros de combustível, aumentando a angústia da comitiva presidencial.

Continua após a publicidade

“Sucateada”

Em conversas dentro do avião, os passageiros ficaram sabendo que o Aerolula tinha acabado de sair de uma manutenção e já havia apresentado outras pequenas falhas nos últimos tempos.

Para uma pessoa que integrou a comitiva, a aeronave está “sucateada” e terá que ser substituída. Agora, caberá ao governo convencer o Congresso a aprovar o orçamento para a compra multimilionária. “É questão de segurança nacional”, comentou.

Em um dos momentos em que a internet, instável, pegou dentro do avião, o presidente orientou um membro da sua comitiva a não responder a uma mensagem que questionava os círculos da aeronave sobre o aeroporto, identificados em tempo real por radares online.

Depois de embarcarem rumo a Brasília em uma aeronave reserva da FAB que aguardava na Cidade do México, por praxe, os passageiros dormiram a noite toda. “Todo mundo estava esgotado”, relatou uma pessoa que estava no voo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.