Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Os recados do presidente da CPMI sobre as ‘narrativas’ do 8 de Janeiro

Arthur Maia diz que comissão tem de investigar tanto ‘possível golpe’ como ‘facilitações’

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 Maio 2023, 13h13 - Publicado em 25 Maio 2023, 12h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em seu discurso ao ser eleito presidente da CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro, Arthur Maia (União Brasil-BA) afirmou haver uma “narrativa” de um “possível golpe” na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes e outra “narrativa” de que houve “facilitações”.

    “Todos esses discursos existem e nós (teremos) a obrigação de, com toda a honestidade, colher as provas e fazer isso publicamente”, declarou o deputado.

    Como se sabe, a oposição se uniu em torno da estratégia de repetir a alegação de que Flávio Dino e o próprio presidente Lula teriam deixado as invasões acontecerem para o governo obter um “salvo-conduto” em nome da defesa da democracia.

    Parlamentares da base de apoio ao Planalto, é claro, refutam completamente o discurso de autossabotagem, afirmam que o governo foi “vítima” e dizem querer chegar aos financiadores e idealizadores de uma tentativa de golpe – na mira, Jair Bolsonaro.

    A eleição de Arthur Maia para presidir a CPMI é uma vitória de Arthur Lira, que se articulou para impedir que o senador Renan Calheiros, seu maior rival alagoano em Brasília e aliado de Lula, tivesse um papel de protagonismo no colegiado.

    “Esta comissão estará prestando um trabalho à democracia, porque não é razoável que nós tenhamos vivido aquilo que aconteceu no dia 8 de janeiro, com a invasão das sedes dos Três Poderes, (e) nada disso seja investigado por esta própria Casa”, disse Maia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.