Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PDT vai à PGR contra sigilo sobre reuniões de Bolsonaro com pastores

Partido de Ciro Gomes pede que registros das visitas dos lobistas ao Planalto sejam públicos

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 abr 2022, 15h20 - Publicado em 14 abr 2022, 11h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O PDT protocolou nesta quinta-feira na PGR uma representação contra Jair Bolsonaro por causa da imposição pelo governo de sigilo de 100 anos sobre os encontros do presidente com dois pastores suspeitos de envolvimento num balcão de negócios no Ministério da Educação.

    Os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura comandariam informalmente junto com o então chefe do MEC Milton Ribeiro um esquema informal de repasse de recursos a cidades de aliados políticos. Em áudios vazados em março, Ribeiro diz aos religiosos lobistas que repasses eram feitos a pedido de Bolsonaro.

    O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência decretou na quarta sigilo sobre os registros de visitas dos pastores ao presidente e seus filhos. O PDT pediu a derrubada do decreto de sigilo enquanto estiverem em curso as diligências do inquérito 4.896 no STF, cuja relatora é a ministra Cármen Lúcia e que investiga justamente as denúncias contra Ribeiro no comando da pasta da educação.

    Em nota divulgada na noite de quarta, o GSI disse que não houve um “decreto” para instituir o sigilo, mas uma resposta negativa a um pedido via Lei de Acesso à Informação. “Registramos que o controle de acesso ao Palácio do Planalto é aplicado aos visitantes, de forma isenta, indistinta e criteriosa, estejam ou não ‘ocupando’ espaço na mídia”, disse o órgão, que apontou ainda a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais como justificativa para a negativa em fornecer as informações.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.