Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Pesquisa identifica o que fez brasileiros boicotarem ou cancelarem marcas

Estratégia é escolhida majoritariamente pela parcela populacional de maior renda, e por grupos LGBTQIAPN+

Por Pedro Pupulim 31 out 2024, 18h30

Um levantamento do instituto Nexus, feito com 2.006 brasileiros a partir de 16 anos e de todas as regiões do país, apontou que, nos últimos dois anos, quase metade (47%) dos consumidores boicotou produtos de marcas que se envolveram em episódios de desrespeito ou discriminação, incluindo racismo, homofobia, preconceitos e desrespeito com seus funcionários. Esse número sobe para 59% quando a discriminação se soma ao tema de compliance ou posicionamento político das empresas.

“Pode ter sido uma declaração infeliz, um post equivocado nas redes sociais. Isso mostra o quanto a reputação de marcas e empresas precisa ser cuidada todos os dias, com planejamento e coerência. Caso contrário, o impacto no caixa da organização pode ser brutal”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

No total, a pesquisa questionou os entrevistados sobre terem ou não boicotado marcas devido a cada um dos 10 motivos listados. Em segundo lugar no ranking apareceram acusações de corrupção e fraude (42%), seguidas por impacto ambiental negativo (32%), ter executivos com visões políticas diferentes do consumidor (26%) e a empresa ser de outra nacionalidade que não a brasileira (21%).

O mapeamento também coletou dados sobre a renda dos “boicotadores”, demonstrando que a estratégia é mais comum entre o público de alta renda, com 82%. Outro grupo em que esse comportamento é mais recorrente são as pessoas que se autodeclararam LGBTQIAPN+: 71% já boicotaram uma marca por algum dos 10 motivos apresentados pelo Nexus.

Com o nome “Reputação das marcas: o que move o comportamento dos brasileiros”, a pesquisa foi produzida entre 23 e 30 de setembro deste ano, e vai ser apresentada por representantes da Nexus na Repcom, evento com participantes de toda a América Latina em que se discutirá sobre a reputação das empresas e suas nuances.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.