Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa revela hábitos de consumo de cerveja no Brasil; veja as favoritas

O mapeamente trás as estatísticas do país como um todo. No entanto, aponta que os dados podem variar de acordo com a região analisada

Por Pedro Pupulim 8 nov 2024, 18h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um levantamento realizado pela agência de marketing Brazil Panels em parceria com a Agência Conexão Vasques apontou que 61% dos brasileiros (acima dos 18 anos) consomem cerveja. A mais consumida, segundo a pesquisa, é a Brahma, com 43,1%.

    Em seguida, a mais bebida é a Heineken (40,6%), e depois Skol (36,6%), Amstel (33,2%), Budweiser (28,8%), Antarctica (27,6%), Itaipava (26,5%), Stella Artois (18%), Petra (16,7%), Original (16,4%). Cerca de 30% disseram consumir outras marcas.

    Estes números, contudo, não se repetem quando o critério é a preferência do consumidor. Afinal, existem diversos fatores que podem afastar um consumidor do seu produto de preferência. Nesse sentido, as marcas favoritas foram Heineken (16,7%), Brahma (16,2%), Skol (14,2%), Antarctica (7,4%), Budweiser (7,4%), Amstel (6,6%), Itaipava (5,4%), Original (3,5%), Stella Artois (3,2%) e Crystal (2,1%). 

    No entanto, o mapeamento por região indicou que as preferências podem variar. Na região Norte do Brasil, por exemplo, a preferida é a Skol, enquanto a Heineken, primeira colocada no quadro geral, ficou apenas em terceiro lugar.

    Fator de escolha

    O estudo revelou que o sabor é o fator mais relevante na escolha de uma marca de cerveja, mencionado por 61,6% dos entrevistados. Outros aspectos importantes incluem preço (17,1%),  qualidade premium (11,1%), tradição da marca (7%), disponibilidade (2,5%) e outros motivos (0,8%).

    Continua após a publicidade

    No recorte social, os principais fatores de escolha para a classe A são o sabor (48,6%) e a qualidade premium (27,9%), seguidos pelo preço (17,6%) e a tradição da marca (4,4%). Para a classe B, o sabor (62,8%) e o preço (16,4%) são os mais relevantes, assim como na classe C, onde 63,9% consideram o sabor como prioridade, seguido pelo preço (15,3%). Nas classes D/E, os fatores mais importantes também são sabor (58,8%) e preço (22,7%).

    “Com uma cultura de consumo que abrange desde as cervejas mais leves, apreciadas em ocasiões sociais e de lazer, até as artesanais, que proporcionam experiências únicas ao paladar, o gosto é o fator central na decisão de compra. Assim, o sabor se destaca em todos os segmentos de classe social, especialmente em um mercado que valoriza a diversidade de estilos e sabores”, ressaltou Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels e Conexão Vasques.

    A pesquisa foi realizada entre 10 e 20 de setembro de 2024, com uma amostra de 1.715 respondentes residentes em todo o Brasil, com idades acima de 18 anos

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco
    Continua após publicidade

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.