Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PF prende ex-comandante do Departamento Operacional da PM do DF

Esta é a quinta fase da Operação Lesa Pátria, que já cumpriu 16 mandados de prisão e 31 de busca e apreensão

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 fev 2023, 11h29 - Publicado em 7 fev 2023, 07h35

A Polícia Federal foi às ruas do Distrito Federal na manhã desta terça-feira para cumprir quatro mandados de prisão (três temporárias e uma preventiva) e outros seis de busca e apreensão expedidos pelo STF contra suspeitos de participarem, financiarem, omitirem-se ou fomentarem os ataques terroristas promovidos por bolsonaristas golpistas no dia 8 de janeiro, em Brasília.

De acordo com o G1, o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, que era comandante do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF e estava de folga naquele domingo, já foi preso na manhã desta terça.

O relatório do interventor federal Ricardo Cappelli registrou que Naime solicitou e recebeu “dispensa recompensa” entre os dias 3 e 8 de janeiro, motivo pelo qual não estava trabalhando no dia dos atos.

Os outros alvos da quinta fase da Operação Lesa Pátria são o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do comando-geral da PM, o policial Flávio Silvestre de Alencar, que estaria envolvido na ação que liberou o acesso dos vândalos ao prédio do STF; e o policial Rafael Pereira Martins. A PF não divulgou os nomes.

Continua após a publicidade

A operação se tornou permanente e já cumpriu 16 mandados de prisão e 31 de busca e apreensão na primeiras quatro etapas.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou a PF.

A corporação pede que informações sobre pessoas que tiveram envolvimento nos atos sejam enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.