Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

PF mira envolvidos em esquema de tráfico de cocaína para o PR e SC

Os investigadores cumprem 36 mandados de busca e apreensão e 27 de prisão preventiva

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 12 nov 2024, 08h38

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça, uma operação para desmontar uma rede de tráfico de cocaína para cidades do Paraná e de Santa Catarina.

Os investigadores cumprem 36 mandados de busca e apreensão e 27 de prisão preventiva contra alvos localizados em quatro cidades paranaenses — Umuarama, Guaíra, Maringá e Rolândia — e três municípios do Mato Grosso do Sul: Amambai, Naviraí e Mundo Novo.

A ação envolve 160 policiais federais. A investigação teve início no final de 2023, a partir da prisão em flagrante, em Guaíra, de um casal transportando 53 quilos de cocaína. O destino da droga seria a cidade de Umuarama. “No decurso do inquérito policial foi possível vincular 11 flagrantes de tráfico de drogas à atuação desta organização criminosa. No total, foi apreendida quase 1 tonelada de cocaína, porém estima-se que, desde 2020, o grupo criminoso tenha transportado mais de 20 toneladas da droga”, diz a PF.

Segundo a investigação, os criminosos carregavam a droga em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e desciam até a região de Katueté, ainda no Paraguai, por uma rodovia brasileira que corta as cidades de Amambai, Tacuru e Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul.

Dentro do Paraguai os criminosos decidiam se retornavam para o Brasil na região de Guaíra ou Foz do Iguaçu. O destino da droga incluía diversas cidades, dentre elas: Umuarama, Maringá e Curitiba, assim como cidades localizadas em Santa Catarina como Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville.

Continua após a publicidade

No transporte da droga o grupo utilizava homens e mulheres, simulando um casal, com a finalidade de dissimular o real motivo da viagem em caso de abordagens policiais ocorridas no trajeto.

As Justiça determinou o sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas no valor de até 389 milhões de reais, vinculadas a 31 investigados.

A investigação contou com o apoio do Grupo de Investigações Sensíveis da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai e a deflagração teve apoio de equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná e do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial da Polícia Civil do Paraná.

Os envolvidos deverão responder pela prática de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e participação em Organização Criminosa. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 55 anos de prisão.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.