Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Próxima pesquisa Ipespe para presidente perguntará sobre guerra da Rússia

Jair Bolsonaro é abertamente favorável a Vladimir Putin, enquanto Lula evita repudiar explicitamente a agressão russa à Ucrânia

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 mar 2022, 16h37 - Publicado em 8 mar 2022, 16h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Bolsonaro e Lula
    Os posicionamentos dos dois líderes da corrida eleitoral são, portanto, semelhantes ao penderem mais para o lado da Rússia no conflito. A pesquisa que já está em campo colhendo respostas dirá se os brasileiros enxergam da mesma forma.  (Reprodução/Agência Brasil)

    A guerra da Rússia contra a Ucrânia mobilizou a opinião pública e virou tema de discussão entre os brasileiros. A próxima pesquisa sobre a corrida presidencial feita pelo Ipespe e contratada pela XP, a ser divulgada na próxima sexta, fará cinco perguntas aos entrevistados sobre o conflito, entre elas quais dos dois lados tem mais razão e se a posição de Jair Bolsonaro na questão é correta ou não.

    A ideia é entender o que os brasileiros pensam sobre a invasão e se a posição está alinhada ou não com o que o presidente verbaliza. Bolsonaro já se expressou de maneira abertamente favorável a Vladimir Putin e à Rússia, mas seu governo, em razão da tradição brasileira de respeitar a autodeterminação dos povos e de tomar posição neutra em conflitos internacionais, fez um apelo via Itamaraty para a “suspensão imediata das hostilidades”.

    Principal rival de Bolsonaro na corrida presidencial, Lula condenou a guerra em si, mas evitou responsabilizar Putin explicitamente. O petista tem preferido relacionar o conflito na Europa à política expansionista da Otan capitaneada pelos Estados Unidos na região.

    Os posicionamentos dos dois líderes da corrida eleitoral são, portanto, semelhantes ao penderem mais para o lado da Rússia no conflito. A pesquisa que já está em campo colhendo respostas dirá se os brasileiros enxergam da mesma forma.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.