Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

PT do Rio quer emplacar novo comando da Eletronuclear

Um dos objetivos é garantir que a presidência da estatal fique nas mãos de alguém técnico e alinhado ao governo Lula

Por Marcelo Ribeiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 jun 2025, 14h30

Lideranças do PT do Rio de Janeiro articulam nos bastidores para fazer a indicação do novo presidente da Eletronuclear. Um dos objetivos é garantir que o comando da estatal fique nas mãos de alguém técnico e alinhado ao governo Lula.

Petistas já pediram ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que ele tenha a sensibilidade de escalar um nome que escute os apelos do Palácio do Planalto.

Fontes ouvidas pelo Radar avaliam que, além do conhecimento técnico, é preciso que o novo comandante da empresa não atue para prejudicar o governo.

Dentro do PT, há a leitura de que o atual presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, teve muitos embates com engenheiros e trabalhadores da estatal.

Esse cenário preocupa a legenda de Lula, porque, na avaliação de líderes, poderia piorar ainda mais a situação do PT em Angra dos Reis, região que já é majoritariamente bolsonarista.

Continua após a publicidade

Um dos cotados para o posto, o ex-presidente da Nuclep, Carlos Henrique Seixas, foi demitido na semana passada, a pedido do Planalto, após passar a circular uma foto dele com o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, suspeito de ter participado da trama golpista para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no comando do Executivo.

Outros nomes que aparecem na bolsa de apostas para suceder Lycurgo são André Osório, atual chefe de gabinete do presidente da estatal, e Sidnei Bispo, diretor de gestão administrativa da empresa.

Ambos os nomes não agradam o PT fluminense, que defende que Silveira traga um nome de fora, que não seja ligado à gestão de Lycurgo, que teria tido muitos problemas internos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.