Quaquá, do PT, faz parceria por filial do Balé Nacional de Cuba em Maricá
Projeto inclui intercâmbio de jovens bailarinos para aperfeiçoamento artístico em solo cubano

Prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT) anunciou recentemente a abertura de uma filial do Balé Nacional de Cuba, companhia de dança cubana, no município, ainda em 2025.
Viabilizado por meio da Secretaria de Cultura e Utopias de Maricá, o empreendimento é um projeto arquitetônico do notório Oscar Niemeyer (1907-2012), e consistirá em um teatro para abrigar a primeira filial brasileira da companhia cubana.
A ideia, segundo Quaquá, é transformar a cidade em um polo de referência na dança clássica.
Intercâmbio em Cuba
Como meio de fortalecer o setor cultural da cidade, Quaquá também anunciou que quatro jovens bailarinos de Maricá terão a oportunidade de realizar um intercâmbio artístico em Cuba, em janeiro de 2026.
Para isso, a prefeitura contratou uma banca do Theatro Municipal do Rio que vai selecionar, no dia 24 de setembro, dançarinos entre 17 e 23 anos.
A banca avaliadora, segundo a Secretaria de Cultura, será formada por Fran Mello, do Teatro Municipal de Niterói, Carlos Cabral e Elid Bittencourt, ambos do Teatro Municipal do Rio, e Mercedes Beltran, diretora cátedra do Balé Nacional de Cuba.