Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Rodovias federais aderem a sistema de transferência de multas por app

É possível utilizar o serviço tanto pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito quanto pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito

Por Pedro Pupulim 19 set 2024, 09h30

A PRF aderiu nesta quarta-feira à funcionalidade que permite a transferência de multas por aplicativo de celular. Agora, quem tomou uma multa em rodovias federais, mesmo sem estar dirigindo no momento da autuação, poderá utilizar a ferramenta “Indicação do Real Infrator” para usufruir do direito.

O acesso é feito tanto pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito quanto pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito: www.portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/home

A ação implica no repasse automático tanto do valor da multa quanto dos pontos negativados na CNH, e pode ser feita em até 30 dias, contados a partir da data de notificação e ocorre apenas entre pessoas físicas. Por segurança, é necessário que as duas partes façam a validação da identificação do real infrator. 

Diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira destacou a eliminação de etapas burocráticas

“Um processo que antes demandava tempo, papel e intervenção de um ou mais servidores, pode ser feito pelo próprio cidadão. Isso representa uma enorme economia de recursos para todos”, disse ele.

Continua após a publicidade

O recurso foi elaborado pelo Ministério dos Transportes em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados, e também está disponível para as multas gerenciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que assegura a cobertura para toda a malha federal. 

Quanto às malhas estaduais, no âmbito dos Detrans, o Distrito Federal e outros dez estados já aderiram ao serviço: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Roraima.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.