Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Romário cobra rigor com nova regra da ANS sobre negativas de cobertura

Resolução obriga planos de saúde a apresentar justificativas por escrito para todas as negativas de cobertura assistencial

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 jul 2025, 09h30

O senador Romário (PL-RJ) cobra rigor na fiscalização da nova regra da ANS, em vigor desde 1º de julho, que obriga os planos de saúde a apresentar justificativas por escrito para todas as negativas de cobertura assistencial.

A medida regulamenta aspectos do atendimento aos beneficiários, com prazos máximos definidos para resposta, obrigatoriedade de atendimento digital 24 horas por dia e mecanismos que ampliam a transparência e rastreabilidade das decisões das operadoras.

“É inadmissível que um paciente receba uma negativa sem saber o porquê. Essa regra corrige uma distorção grave e garante mais clareza, respeito e segurança para quem já está fragilizado e paga caro para ter acesso à saúde suplementar”, afirma Romário.

Ele foi relator, no Senado, da lei que definiu que o “Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde” da ANS tem caráter exemplificativo – ou seja, os planos de saúde devem analisar a cobertura de procedimentos não listados, desde que haja prescrição médica embasada e evidências científicas que sustentem sua eficácia.

A norma foi aprovada em reação à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que havia considerado o rol como taxativo, limitando o acesso de pacientes a tratamentos fora da lista oficial.

“As duas medidas, a nova norma da ANS e a Lei 14.454, são complementares. Uma garante o acesso ao tratamento, a outra garante que o paciente saiba claramente o motivo quando esse acesso for negado. Estamos fechando lacunas históricas que penalizavam justamente quem mais precisa”, diz o senador.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.