Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Senado cria CPI do crime organizado para investigar facções e milícias

Para o idealizador da comissão, Alessandro Vieira, a instalação é necessária diante da escalada da violência e da ‘sofisticação’ das redes criminosas

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 jun 2025, 20h26

Na mesma noite em que formalizou a criação da CPMI do INSS durante sessão do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) fez também a leitura do pedido de abertura, no Senado, da CPI do crime organizado, proposta por Alessandro Vieira (MDB-SE) para investigar a atuação de facções do tráfico e milícias em todo o país.

Segundo o emedebista, o objetivo da comissão de inquérito será apurar como essas organizações criminosas operam, de onde vêm seus recursos, como se estruturam e qual o grau de infiltração que possuem em comunidades, instituições e até mesmo em órgãos públicos, além de propor medidas legislativas para o combate efetivo aos grupos.

Para Vieira, a criação da CPI é necessária diante da escalada da violência e da “sofisticação” das redes criminosas no país. “O crime organizado se estruturou como um grande negócio ilícito, com atuação dentro e fora dos presídios, ampliando sua influência sobre comunidades inteiras e até sobre agentes públicos”, afirma.

Agora, líderes partidários e dos blocos parlamentares no Senado deverão indicar os membros da comissão, que só deve começar a funcionar no retorno dos congressistas do recesso de meio de ano, a partir de agosto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.