Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Senado deve abrir uma nova CPI na semana que vem

Proposta por Renan Calheiros, comissão vai apurar responsabilidade da Braskem no afundamento de solo em Maceió, o "maior acidente ambiental urbano" do país

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h30 - Publicado em 19 out 2023, 15h39

Proposta por Renan Calheiros, a CPI da Braskem deve sair do papel em breve no Senado.

O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, prometeu ao alagoano que lerá na semana que vem o requerimento para criar a comissão — que obteve 45 assinaturas no mês passado, mas não tem o apoio do governo. O número mínimo de apoios necessários era 27.

O pedido foi apresentado no plenário no dia 14 de setembro. Na ocasião, Pacheco chegou a dizer que leria o requerimento na semana seguinte, após parecer da Advocacia do Senado, “se cumpridos os requisitos”.

O objetivo da CPI é investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da Braskem em decorrência “do maior acidente ambiental urbano já constatado no país”, em 2018. Por causa da exploração do sal-gema pela mineradora, cinco bairros de Maceió sofreram afundamento de solo, o que prejudicou mais de 200.000 pessoas.

De acordo com o requerimento de Calheiros, a Comissão Parlamentar de Inquérito deverá investigar possíveis omissões da empresa na reparação à capital alagoana e aos moradores dos cinco bairros que tiveram o solo afundado.

Após a leitura no plenário por Pacheco, os líderes dos partidos deverão indicar os integrantes para que a comissão seja instalada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.