Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Simone Tebet assume Planejamento no 4º dia de posse do ministério de Lula

Cerimônia nesta quinta transmite cargo para terceira colocada nas eleições para presidência da República

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 jan 2023, 13h27 - Publicado em 5 jan 2023, 08h30

Simone Tebet assume às 10h a pasta do Planejamento e Orçamento do terceiro governo Lula, que entrou em uma série de cerimônias de transmissão de posse desde segunda. A solenidade será no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

A senadora foi a terceira candidata mais votada nas eleições para presidência da República e teve papel importante ao sinalizar, logo depois do encerramento das urnas, que votaria no petista no segundo turno e, pouco depois, entrar de vez na campanha. 

O ministério que acomodaria a emedebista foi um dos principais temas de debate no período de transição de governo. Com relações estreitas com os ruralistas do Mato Grosso do Sul, especulou-se que a senadora poderia assumir o Ministério da Agricultura, mas ela teria recusado a proposta. A pasta ficou com o seu conterrâneo Carlos Fávaro. 

Após Tebet integrar o grupo técnico de Desenvolvimento Social no Gabinete de Transição, cresceram as apostas de que a senadora ficaria com a pasta que comanda programas como o Bolsa Família e a Farmácia Popular. O PT, que antes do governo começar, testou sua capacidade de negociação no Congresso para incluir essas políticas no Orçamento, preferiu deixar o ministério com tanto potencial eleitoral em casa. Wellington Dias, um dos principais articuladores do partido no Legislativo, foi empossado.    

Simone ainda foi cogitada para comandar o Ministério das Cidades — do também emedebista, Jader Filho — e do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, de Marina Silva. À terceira colocada do primeiro turno, restou o Ministério do Planejamento e Orçamento. Uma pasta importante, desmembrada do Ministério da Economia, mas sem tanta capilaridade e apelo de votos.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou presença na cerimônia de transmissão de posse de Simone Tebet. Já Lula — presente apenas nas cerimônias do vice Geraldo Alckmin, que assumiu Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e Marina Silva — tem compromisso agendado no mesmo horário com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.