Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Tarifaço dos EUA é ‘agressão ao Brasil e aos brasileiros’, diz Alcolumbre

Chefe do Legislativo defendeu que o governo Lula lidere as negociações e disse que Parlamento está unido em defesa dos interesses nacionais

Por Pedro Pupulim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 jul 2025, 13h50 - Publicado em 16 jul 2025, 10h45

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre afirmou nesta quarta-feira que as tarifas impostas ao Brasil recentemente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são uma “agressão” ao país e à população brasileira.

Alcolumbre se reuniu na residência do Senado, nesta manhã, com o presidente da Câmara, Hugo Motta, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e com a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Na mesma ocasião, o senador também afirmou que o Parlamento está unido em defesa dos interesses nacionais, e avaliou que as negociações têm que ser lideradas pelo Executivo.

“Gostaria de registrar ao vice-presidente Geraldo Alckmin e também ao presidente Lula que o Parlamento brasileiro está unido em torno da defesa dos interesses nacionais. Eu tenho conversado muito com o presidente Hugo Motta em relação a esses últimos acontecimentos, e nós temos a compreensão de que nós vamos defender a soberania nacional, os empregos dos brasileiros, os empresários brasileiros, que geram a riqueza para o Brasil, e temos a convicção também de que este processo precisa ser liderado pelo Executivo”, disse.

Na sequência, Motta endossou o discurso de Alcolumbre, e destacou que o Legislativo está pronto para atuar na retaguarda do governo federal para que, “com rapidez e agilidade”, o Brasil possa sair da crise diplomática e comercial com os norte-americanos.

Continua após a publicidade

Alckmin fez coro ao discurso dos chefes do Legislativo, ressaltou que a medida de Trump é um equívoco e também pregou união para o enfrentamento da questão.

“Na questão comercial, entendemos que há um equívoco do governo americano, porque eles tem superávit da balança comercial com o Brasil. Dos 10 produtos que eles mais exportam, oito não pagam nada de imposto e a tarifa média de importação é 2,7%. É totalmente inadequado e injusto. Vamos trabalhar juntos para reverter essa situação”, declarou.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.