Tarifaço dos EUA é ‘agressão ao Brasil e aos brasileiros’, diz Alcolumbre
Chefe do Legislativo defendeu que o governo Lula lidere as negociações e disse que Parlamento está unido em defesa dos interesses nacionais

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre afirmou nesta quarta-feira que as tarifas impostas ao Brasil recentemente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são uma “agressão” ao país e à população brasileira.
Alcolumbre se reuniu na residência do Senado, nesta manhã, com o presidente da Câmara, Hugo Motta, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e com a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Na mesma ocasião, o senador também afirmou que o Parlamento está unido em defesa dos interesses nacionais, e avaliou que as negociações têm que ser lideradas pelo Executivo.
“Gostaria de registrar ao vice-presidente Geraldo Alckmin e também ao presidente Lula que o Parlamento brasileiro está unido em torno da defesa dos interesses nacionais. Eu tenho conversado muito com o presidente Hugo Motta em relação a esses últimos acontecimentos, e nós temos a compreensão de que nós vamos defender a soberania nacional, os empregos dos brasileiros, os empresários brasileiros, que geram a riqueza para o Brasil, e temos a convicção também de que este processo precisa ser liderado pelo Executivo”, disse.
Na sequência, Motta endossou o discurso de Alcolumbre, e destacou que o Legislativo está pronto para atuar na retaguarda do governo federal para que, “com rapidez e agilidade”, o Brasil possa sair da crise diplomática e comercial com os norte-americanos.
Alckmin fez coro ao discurso dos chefes do Legislativo, ressaltou que a medida de Trump é um equívoco e também pregou união para o enfrentamento da questão.
“Na questão comercial, entendemos que há um equívoco do governo americano, porque eles tem superávit da balança comercial com o Brasil. Dos 10 produtos que eles mais exportam, oito não pagam nada de imposto e a tarifa média de importação é 2,7%. É totalmente inadequado e injusto. Vamos trabalhar juntos para reverter essa situação”, declarou.
Estamos unidos e empenhados em defender os interesses do Brasil por meio do diálogo e da negociação. Agradeço ao presidente @LulaOficial pela confiança e aos presidentes do Senado e da Câmara, @davialcolumbre e @HugoMottaPB, pelo trabalho conjunto. 🇧🇷 pic.twitter.com/O64ibItCSg
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) July 16, 2025