Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

‘Tem algo podre no ar’, diz Lula sobre imóveis dos Bolsonaro

Escândalo das dezenas de transações em dinheiro vivo foi revelado pelo UOL; ex-presidente também tem explorado tema na propaganda eleitoral

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 set 2022, 20h56 - Publicado em 5 set 2022, 20h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jair Bolsonaro e Lula -
    Jair Bolsonaro e Lula - (Miguel Schincariol/AFP)

    O ex-presidente Lula (PT) subiu o tom das críticas contra Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira e questionou a compra de dezenas de imóveis em dinheiro vivo pela família do atual presidente.

    O caso foi revelado na última semana pelo UOL e, embora as transações com dinheiro em espécie não sejam ilegais, acendem o alerta sobre a possibilidade de lavagem de dinheiro.

    “O que eu sei é que tem algo podre no ar. E é importante que essas coisas sejam investigadas. Porque quem não deve, não teme (…) Não é algo que se compra com salário de deputado. E essa gente, ao invés de ficar dizendo que é honesto, tem que se explicar para a sociedade brasileira”, disse Lula durante encontro com assistentes sociais, em São Paulo.

    De acordo com a reportagem do UOL, os três filhos mais velhos, a mãe, cinco irmãos, duas ex-mulheres — além do próprio Bolsonaro — adquiriram um total de 51 imóveis comprados em dinheiro vivo desde a década de 1990.

    Continua após a publicidade

    Em valores corrigidos pela inflação, o montante investido na ampliação do patrimônio equivale hoje a quase 26 milhões de reais.

    Estratégia da campanha de Lula

    A campanha do ex-presidente decidiu explorar a farra dos imóveis nas inserções de Lula na propaganda eleitoral e nas redes sociais. Desde este final de semana, estão sendo veiculadas críticas ao chamado “escândalo tamanho família” dos bens adquiridos com dinheiro vivo.

    Continua após a publicidade

    Outra estratégia tem sido “minimizar” a pecha de “presidiário” — substantivo escolhido por Bolsonaro, por exemplo, para atacar Lula no debate presidencial da Band. Na ocasião, a prisão também foi motivo de ironia de Ciro Gomes (PDT).

    Agora, sempre que o assunto é a detenção em Curitiba, Lula resgata o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, o ex-líder indiano Mahatma Gandhi e o pastor norte-americano Martin Luther King — estes dois últimos, perseguidos e assassinados. Já Mandela, após 27 anos preso, tornou-se o primeiro presidente da África do Sul enquanto democracia plena.

    Eu não me incomodo mais com o fato da minha prisão. O Mandela foi preso e saiu para ser presidente da República”, disse Lula ao Padre Júlio Lancelotti nesta segunda-feira.

    Continua após a publicidade

    “Gandhi foi preso e foi ele quem libertou um país, do tamanho da Índia, da Inglaterra. Depois mataram ele. Luther King foi preso e depois fez a luta que fez. E eu estou convencido de que aqui no Brasil vai acontecer a mesma coisa”, afirmou o petista.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.