Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Toffoli anula todos os atos da Lava-Jato contra o doleiro Alberto Youssef

'Declaro a nulidade absoluta de todos os atos praticados em desfavor dele no âmbito dos procedimentos vinculados à Operação Lava Jato', diz o ministro

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jul 2025, 18h29 - Publicado em 15 jul 2025, 17h54

O ministro Dias Toffoli, do STF, anulou, nesta terça, todos os atos praticados pela Operação Lava-Jato contra o doleiro Alberto Youssef, que chegou a ser condenado a mais de 120 anos de prisão por crimes admitidos em delação premiada.

A decisão implode a principal delação da operação, tendo impacto sobre diferentes investigações e condenações geradas a partir de provas entregues pelo doleiro, que revelou um estado generalizado de corrupção política na Petrobras, durante os governos petistas de Lula e Dilma Rousseff.

Youssef admitiu — e comprovou — que lavava dinheiro de empreiteiras com contratos na Petrobras para pagar propinas a políticos do PT, PP e PMDB durante os governos petistas. Ele tinha até um sistema próprio de entrega de propina nas casas dos corruptos que eram “clientes” do esquema de corrupção. O sistema era conhecido como “money delivery” e também forneceu provas de diferentes entregas de dinheiro vivo a políticos em todo o país.

Em 2014, VEJA revelou detalhes da delação de Youssef. Ele disse que Lula e Dilma Rousseff sabiam do esquema de corrupção na estatal e que as disputas por propina eram arbitradas dentro do Palácio do Planalto.

Capa de VEJA 2397
A capa de VEJA revelando o conteúdo explosivo da delação de Alberto Youssef e o depoimento do doleiro na Polícia Federal que confirmou o furo de reportagem da revista em 2014 (VEJA.com/VEJA)
Continua após a publicidade
.
(./.)

“Declaro a nulidade absoluta de todos os atos praticados em desfavor dele no âmbito dos procedimentos vinculados à Operação Lava Jato, pelos integrantes da referida operação e pelo ex-juiz Sergio Moro no desempenho de suas atividades perante o Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, ainda que na fase pré-processual”, diz a decisão de Toffoli.

“Se revela incontestável o quadro de conluio processual entre acusação e magistrado em detrimento de direitos fundamentais do requerente, como, por exemplo, o due process of law, tudo a autorizar o deferimento da medida que ora se requer”, segue Toffoli.

Continua após a publicidade

Todas as condenações impostas ao doleiro, que era o principal delator da operação, estão enterradas, assim como todas medidas de restrição de liberdade e restrições econômicas.

Na avaliação dos defensores do doleiro, além de eliminar todas as pendências judiciais contra o delator, a decisão de Toffoli abre caminho para que ele retome todo o patrimônio perdido durante a Operação Lava-Jato, além de impactar diretamente em condenações e processos que envolvam denunciados por corrupção delatados pelo doleiro.

Um dos potenciais beneficiários dessa decisão, por exemplo, pode ser o ex-presidente Fernando Collor, condenado a partir da delação e de provas fornecidas pelo delator.

Continua após a publicidade
Collor: a PF encontrou no escritório do doleiro Alberto Youssef, em São Paulo, comprovantes de depósitos bancários feitos na conta do senador
Collor: a PF encontrou no escritório do doleiro Alberto Youssef, em São Paulo, comprovantes de depósitos bancários feitos na conta do senador (Ed Ferreira/Estadão Conteúdo/VEJA)

Tudo, segundo os defensores de Youssef, caiu por terra com a decisão de Toffoli que conhece Youssef como uma vítima de “conluio processual” na Lava-Jato.

“Na minha opinião, é o fim da Lava-Jato. Acabou. A decisão enterra a Lava-Jato. Não vejo como a operação prosseguir agora que o inquérito mãe foi anulado”, diz Antonio Augusto Figueiredo Basto, defensor do doleiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.