Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

TSE anula cassações de prefeito e vice e cancela nova eleição em Búzios

Pleito suplementar estava marcado para daqui a dez dias; afastados em setembro do ano passado, Alexandre Martins e Miguel Pereira retornam aos cargos

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h14 - Publicado em 18 abr 2024, 16h05

O TSE anulou nesta quinta-feira, por 4 votos a 3, a decisão do TRE do Rio de Janeiro que cassou, em setembro de 2023, os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Armação dos Búzios (RJ), Alexandre Martins e Miguel Pereira, por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2020.

Com o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, a eleição suplementar para os cargos, que estava marcada para 28 de abril, daqui a apenas dez dias, foi cancelada, e os dois políticos deverão retornar aos cargos.

A maioria do plenário acompanhou o voto do ministro Floriano de Azevedo Marques, que acolheu o recurso da chapa afastada, por entender que as provas do processo não demonstraram que o dinheiro, apreendido dentro de um carro de um suposto apoiador dos candidatos, estava sendo utilizado para a compra de votos de eleitores no dia da votação.

No dia da eleição, em 2020, policiais militares apreenderam em um carro, parado próximo a um local de votação, 6.200 reais e material de propaganda dos candidatos, por meio de denúncia anônima. Além disso, os PMs encontraram anotações de pagamentos a colaboradores e supostos benefícios dados a eleitores, como compra de cestas básicas.

Relatora do caso, a ministra Isabel Galloti votou, no dia 7 de março, pela cassação da chapa do partido Republicanos. Ela foi acompanhada nesta quinta por Cármen Lúcia e Raul Araújo. Já os ministros Alexandre de Moraes, Ramos Tavares e Nunes Marques votaram para reformar a decisão do TRE-RJ.

Como mostrou o Radar na semana passada, o juiz eleitoral Danilo Marques Borges havia negado o pedido de registro da candidatura de Rafael Aguiar (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo governador Cláudio Castro na disputa da eleição suplementar em Búzios.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.