Turistas estrangeiros gastaram US$ 805 mi no melhor janeiro em 10 anos
Entrada de recursos internacionais cresceu 24% no período, injetando valores em diversas atividades econômicas ligadas ao turismo

O Brasil recebeu mais de 1,4 milhão de turistas internacionais em janeiro deste ano, o melhor resultado para o mês desde 1970. Segundo dados do Banco Central compilados pelo Ministério do Turismo, os visitantes deixaram 805 milhões de dólares na economia local, representando um gasto médio de aproximadamente 2.000 dólares por viajante. O gasto é o maior para janeiro nos últimos dez anos.
Nesse período, a entrada dos recursos internacionais cresceu 24%, impulsionando diversas atividades econômicas ligadas ao turismo, de acordo com o ministério. Em janeiro de 2016, esses turistas injetaram 650 milhões de dólares na economia do país, 115 milhões a menos do que o registrado este ano.
“Temos um espaço enorme para crescer ainda mais em receitas turísticas internacionais chegando ao Brasil. Nosso trabalho, em parceria com a Embratur, é atrair esses viajantes, que têm buscado experiências autênticas, para conhecerem tudo o que temos a oferecer”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
O crescimento ao longo dos anos também é visível na série histórica. No ano passado, o valor gasto por turistas de outros países no mês de janeiro foi de 801 milhões de dólares, 32% superior a 2023, quando o montante registrado no mesmo período foi de 604 milhões.
O ministro destacou, ainda, que investir no turismo é um caminho estratégico para o desenvolvimento nacional.
“Esforços na promoção do país no exterior, na melhoria da infraestrutura turística, na capacitação da mão de obra do setor e na ampliação da conectividade com novas rotas internacionais resultaram em mais receita sendo injetada diretamente na economia do Brasil”, disse.