Única mulher no STF, Cármen Lúcia pode ganhar título em São Paulo
Proposta é da vereadora Marina Bragante
A vereadora Marina Bragante (Rede-SP) apresentou à Câmara de São Paulo, na última sexta-feira, um projeto de decreto para conceder à ministra Cármen Lúcia, do STF, o título de Cidadã Paulistana.
Na proposta, Bragante cita a atuação “combativa e assertiva no exercício da magistratura e na defesa da democracia e do Estado brasileiro”, além de destacar o enfrentamento da magistrada às barreiras do machismo estrutural, tanto no âmbito da sociedade brasileira, quanto dentro do Judiciário.
“A trajetória da ministra Cármen Lúcia é marcada por coragem, ética e compromisso com o interesse público, enfrentando as barreiras do machismo estrutural e abrindo caminho para que mais mulheres ocupem espaços de poder. Este título é um gesto de gratidão da cidade de São Paulo a quem tanto contribui para fortalecer a democracia”, disse a vereadora.
Natural de Montes Claros (MG), Cármen Lúcia é graduada, mestre e doutora em Direito. Além de atuar como ministra do Supremo, a magistrada também é professora titular da PUC Minas e autora de sete obras literárias.







