“Vaquinha” dará bolsas a alunas negras em programa de universidade dos EUA
Campanha de financiamento coletivo tem como objetivo custear aulas no braço brasileiro da Universidade de Columbia, no Rio, e no campus de Nova York
O Columbia Global Center Rio, braço brasileiro da Universidade de Columbia, a Fundação Tide Setubal e a Plataforma Alas lançaram uma campanha de financiamento coletivo destinada a prover bolsas integrais para alunas negras participarem de um curso de formação de lideranças femininas, que terá aulas no Rio de Janeiro e no campus da instituição em Nova York.
O objetivo da iniciativa é arrecadar 300.000 reais para custear as aulas do “Columbia Women’s Leadership Network Program” para seis mulheres negras, “com reconhecido potencial de liderança, participem de um programa concebido pela universidade americana para ampliar suas habilidades nos setores público e privado, redes de contato e influência, resultando em impacto social positivo para o conjunto da sociedade”.
Até o momento, a vaquinha virtual já obteve cerca de 95.000 reais, pela plataforma Benfeitoria. O custo por participante é de 6.500 dólares (valor que não incluir despesas adicionais como passagens aéreas, hospedagem e alimentação). Além das aulas no Columbia Global Center do Rio de Janeiro, haverá um módulo especial de uma semana em Nova York, para promover a imersão em um ambiente acadêmico global.
A Plataforma Alas vai adicionar 2 reais para cada real doado, triplicando o impacto de cada contribuição. A meta mínima é de 100 mil reais. Os valores também deverão garantir que as participantes não sejam oneradas com despesas de viagem, hospedagem e alimentação durante sua estadia em Nova York, em uma forma de reconhecer as barreiras financeiras que “muitas vezes impedem mulheres talentosas de acessar oportunidades de crescimento e desenvolvimento”.