Washington terá evento com foco em minerais críticos do Brasil
Deputado pelo Cidadania, Arnaldo Jardim vai liderar painel sobre oportunidades voltadas ao setor em solo brasileiro
Marcado para a próxima terça-feira, 2 de dezembro, um evento em Washington, capital dos Estados Unidos, terá como tema principal os minerais críticos do Brasil.
Organizado pela BMJ Consultoria, o evento “Minerais Críticos, Oportunidades no Brasil” contará com a presença do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, e do sócio da BMJ no Brasil Welber Barral.
Entre os diversos painéis previstos para o evento, um será apresentado pelo deputado brasileiro Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). A palestra do parlamentar é intitulada “Oportunidades para desenvolver cadeia de valor de minerais críticos no Brasil”.
Também haverá um painel apresentado por Isabella Cascarano, do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.
Minerais críticos são, segundo definição do governo brasileiro, “recursos minerais essenciais para setores estratégicos, como tecnologia, defesa e transição energética, cuja oferta está sujeita a riscos de escassez ou dependência de poucos fornecedores”.
Sua importância, ainda segundo o governo, “reside na viabilização de inovações tecnológicas e energias renováveis, sendo essenciais para reduzir a pegada de carbono e garantir a segurança econômica e geopolítica diante da crescente demanda global por sustentabilidade e digitalização”.
Em evento em Moçambique nesta semana, o presidente Lula se manifestou sobre o tema, dizendo que o Brasil não pretende permanecer na posição de mero exportador de minerais críticos, como lítio, terras raras e outros insumos essenciais para tecnologias digitais e para a transição energética. Segundo ele, o país precisa deixar de enviar essas matérias-primas “a preço baixo” para o exterior e passar a capturar maior valor econômico.







