Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

A mentira do presidente da CUT em números: edição de jornal traz seis textos favoráveis a Haddad e nem mesmo um desfavorável; Serra fica com um neutro e três contra; Russomanno, com três negativos

Numa democracia, quem pede vaia para o Poder Judiciário são os amantes de ditaduras. É o caso daquele rapaz, como é mesmo?, Vagner Freitas, que preside a CUT (ver post anterior). Tivesse vergonha democrática na cara, não poria uma entidade sindical a serviço de um candidato. Como ele não tem, então põe. Segundo Freitas, a […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 07h42 - Publicado em 5 out 2012, 17h18

Numa democracia, quem pede vaia para o Poder Judiciário são os amantes de ditaduras. É o caso daquele rapaz, como é mesmo?, Vagner Freitas, que preside a CUT (ver post anterior). Tivesse vergonha democrática na cara, não poria uma entidade sindical a serviço de um candidato. Como ele não tem, então põe.

Segundo Freitas, a grande imprensa está com Serra… É mesmo? Pego, por acaso, a edição de hoje da Folha. Vamos analisar.
TEXTO 1 – Trata da presença de Serra na missa celebrada por padre Marcelo Rossi. O tucano era convidado. Chalita foi de penetra. Texto neutro para Serra e discretamente crítico a Chalita.
TEXTO 2 – É uma matéria com Chalita afirmando que Serra não é viável no segundo turno. Desde quando um adversário vira analista das possibilidades eleitorais do outro? Não chega a ser inédito na história do jornalismo, mas não é corriqueiro. Texto negativo para Serra e, claro!, positivo para Chalita e Haddad, que disputa, segundo as pesquisas ao menos, o segundo lugar com o tucano.
TEXTO 3 – Reportagem diz que Chalita está em segundo lugar em quatro nichos do eleitorado!!! Favorável ao candidato do PMDB.
TEXTO 4 – Reportagem afirma que Haddad é a segunda opção de uma parte do eleitorado de Russomanno. Favorável a Haddad e desfavorável a Serra.
TEXTO 5 – Segundo reportagem, sindicalista que apoia Serra pede voto para Haddad. Texto favorável a Haddad e desfavorável para Serra.
TEXTO 6 – Anuncia a existência de crise na campanha de Russomanno – desfavorável para o candidato do PRB. Como a imprensa insiste que ele e Haddad disputam o mesmo eleitorado, é favorável a Haddad.
TEXTO 7 – Repercute campanha do PT que liga Russomanno à máfia dos fiscais – desfavorável para Russomanno e favorável para Haddad.
TEXTO 8 – Marcelo Crivella critica Haddad e diz que peixe morre pela boca. Numa leitura convencional, seria desfavorável para o petista e favorável para o peerrebista. De fato, considerando que Crivella é bispo da Igreja Universal e que esse vínculo tem prejudicado o candidato do PRB, então, o que se tem é o contrário: a favor de Haddad e contra Russomanno.

Vamos ao placar:
Serra – 1 texto neutro e 3 desfavoráveis
Haddad nenhum texto desfavorável e SEIS TEXTOS FAVORÁVEIS
Chalita – 1 texto discretamente crítico (quase nada) e dois favoráveis.
Russomanno – nenhum texto favorável e três desfavoráveis.

Não, leitores, essa não é uma edição excepcional! Assim tem sido em boa parte da imprensa paulistana, escrita ou eletrônica. E por que o PT insiste na falácia de que a grande imprensa apoia Serra? Porque isso dá mais um pretexto para que se exacerbe o petismo das redações, onde Haddad é tratado como se fosse um iluminista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.