Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Ainda Beatriz Catta Preta – Ela era considerada uma espécie de “quarto braço” da Lava-Jato

Reitero o ponto de vista de que a convocação, pela CPI, da advogada Beatriz Catta Preta é um despropósito. Advogados, obviamente, não estão acima da lei. Mas é preciso que haja uma razão para que sejam chamados No caso em questão, o que se tem é suposição, nada além de fofoca. É um absurdo que […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 00h52 - Publicado em 24 jul 2015, 16h30
beatriz-e-paulo-roberto-costa

Beatriz ao lado de Paulo Roberto Costa, que abriu as delações premiadas em série

Reitero o ponto de vista de que a convocação, pela CPI, da advogada Beatriz Catta Preta é um despropósito. Advogados, obviamente, não estão acima da lei. Mas é preciso que haja uma razão para que sejam chamados No caso em questão, o que se tem é suposição, nada além de fofoca. É um absurdo que se passe a confundir o advogado com o seu cliente. Ou por outra: os eventuais crimes daquele a quem se defende não se transferem para o seu defensor. Fosse assim, só haveria advogados para santos.

Continua após a publicidade

É claro que a decisão de Beatriz de desistir dos vários clientes que tem na Lava Jato merece ser vista com cuidado. Não se deve tomar por corriqueiro aquilo que não é, especialmente quando a advogada em questão negociou delações premiadas em série: ela responde por nada menos de 9 das 18. Beatriz não é obrigada a nada, mas seria conveniente que expusesse as razões de tão invulgar decisão.

Desde logo, é preciso fornecer uma informação. Entre advogados e mesmo entre os componentes da Polícia Federal e do Ministério Público, a advogada era considerada uma espécie de membro honorário da Lava Jato, que teria, assim, quatro frentes: a) Polícia Federal; b) Ministério Público; c) juiz Sergio Moro e d) Beatriz. À medida que as pessoas iam caindo na rede da investigação, havia uma espécie de, como posso chamar?, natural encaminhamento para o seu escritório.

O Brasil é muito bem servido de criminalistas, não? Do mensalão a esta data, vejam quantos nomes apareceram no noticiário, muitos deles com firmada reputação na área. Assim, por óbvio, não pode ser considerado comezinho o fato de um só escritório conquistar 50% dos 18 que aceitaram o estatuto da delação premiada.

Beatriz tem de prestar depoimento à CPI? Acho que não, e espero que a decisão de Sergio Moro seja mantida. Muito há a explicar sobre a sua decisão? Certamente. Resumir tudo a um “só pode ser coisa de Eduardo Cunha” é uma facilidade que ignora as particulares circunstâncias protagonizadas pela advogada nesse caso.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.