Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Apesar da pancadaria contra Alckmin, tucano venceria a eleição no 1º turno em SP, com 21 pontos de vantagem sobre a soma dos demais candidatos

Mesmo com toda a pancadaria, a situação do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, segue confortável em São Paulo. Se a disputa fosse hoje, segundo o Datafolha, ele seria reeleito no primeiro turno com 53% dos votos — há 15 dias, tinha 55%. Oscilou dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 03h09 - Publicado em 4 set 2014, 08h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • governo de SP Datafolha

    Mesmo com toda a pancadaria, a situação do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, segue confortável em São Paulo. Se a disputa fosse hoje, segundo o Datafolha, ele seria reeleito no primeiro turno com 53% dos votos — há 15 dias, tinha 55%. Oscilou dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos. O peemedebista Paulo Skaf cresceu seis pontos e tem agora 22%. Alexandre Padilha, do PT, oscilou dois para cima e aparece com 7%. Os demais candidatos somam 3%. Dizem que votarão em branco ou nulo 8% dos eleitores, e 7% afirmam não saber. O Datafolha ouviu 2054 pessoas nos dias 2 e 3 de setembro, e a pesquisa está registrada no TSE sob o número SP 23/2014.

    Ainda que Alckmin tenha 21 pontos a mais do que a soma de seus adversários, o Datafolha fez uma simulação de segundo turno entre ele e Paulo Skaf: o tucano venceria o peemedebista por 58% a 30%.

    Tudo indica que, desta vez, os petistas não vão mesmo alcançar o segundo lugar na disputa, e o eleitorado que não se identifica com os tucanos escolheu, desta feita, um nome do PMDB. Na eleição para a Prefeitura de São Paulo, em 2012, essa tendência já havia se esboçado, com ascensão de Celso Russomano, do PRB. Mas o PT procedeu a um trabalho de desconstrução da sua imagem que acabou sendo eficiente, levando Fernando Haddad para o segundo turno —  ele acabou vencendo a disputa. Os petistas não podem fazer o mesmo com Skaf, um aliado do vice-presidente, Michel Temer, e membro do principal partido da aliança liderada por Dilma Rousseff.

    A pesquisa demonstra que Lula, que se orgulha de eleger postes, pode ter errado a mão. A um mês da eleição, nem os que dizem ter o PT como partido de sua preferência — 16% dos eleitorado do Estado — escolhem Padilha: 40% dos eleitores desse grupo declaram voto em Alckmin, 29% ficam com o petista, e 19% escolhem Skaf.

    Segundo o Datafolha, a disputa pelo senado está bastante apertada. O tucano José Serra aparece na frente, com 33% dos votos, seguido por Eduardo Suplicy, com 30%. Bem atrás, está Gilberto Kassab, com 8%. Os demais candidatos somam 4%.

    Continua após a publicidade

    Acordem, paulistas! Procurem saber o que Suplicy fez em 24 anos de mandato antes de ceder à eventual tentação de lhe dar esse empregão por longos 32 anos!

    Texto publicado originalmente às 5h50
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.