Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Bobagem das grossas: PT pede impugnação da candidatura de Doria

O argumento é o candidato não se afastou do comando de suas empresas. E quem disse que isso é necessário?

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 30 jul 2020, 22h03 - Publicado em 22 ago 2016, 04h58

Deve haver tucanos infiltrados na campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) à reeleição. Só isso explica o esdrúxulo pedido feito pelo partido para impugnar a candidatura de João Doria, do PSDB, segundo informa o Painel, da Folha.

Qual é o argumento do PT? Em representação encaminhada à Justiça Eleitoral, o partido alega que o adversário não se afastou do comando de suas empresas. Esse afastamento seria necessário em razão do suposto poder do Lide, que é uma organização privada, que reúne empresários e tem Doria como a sua face mais conhecida.

No documento encaminhado à Justiça Eleitoral, o PT pede que o tucano explique como recebeu seus dividendos. Como Doria declarou que pretende financiar parte da campanha com recursos próprios, a representação do PT infere, na verdade, que isso seria uma maneira de lavar doações de empresas privadas, ora vetadas pela legislação.

O que dizer? O PT certamente sabe que isso não vai dar em nada. Em vez de prejudicar a campanha do tucano, tende, quero crer, a ajudar porque não há como a Justiça Eleitoral atender a seu pleito.

Continua após a publicidade

Candidatos não são obrigados a abrir mão de suas funções na iniciativa privada para se candidatar. O Lide não tem caráter sindical nem é instituição pública. Para arrematar: foi a estúpida proibição da doação de empresas privadas a campanhas — patrocinada pela OAB, pelo PT e pelo ministro Roberto Barroso — que levou ao atual estado de coisas: permitem-se as doações de pessoas físicas, e os candidatos podem recorrer a seu caixa pessoal.

Exigir que Doria comprove a origem do dinheiro que ainda nem usou em campanha é só um despropósito. Não sei se o objetivo dos ditos companheiros é criar áreas de suspeição na campanha do adversário. Uma coisa é certa: quando a Justiça Eleitoral lhes disser “não”, Doria estará cravando um tento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.