E lá vem o Ibope… Depois do que se viu no primeiro turno
Como petralha é chato! “Não vai falar da pesquisa Ibope?” Falo. Segundo levantamento divulgado nesta quinta, o tucano José Serra teria 37% das intenções de voto, contra 48% do petista Fernando Haddad. Não saberiam em quem votar 6%, e 9% ou votariam em branco ou anulariam. O Datafolha apontou ontem 37% a 47%. Huuummm… Será […]
Como petralha é chato! “Não vai falar da pesquisa Ibope?” Falo. Segundo levantamento divulgado nesta quinta, o tucano José Serra teria 37% das intenções de voto, contra 48% do petista Fernando Haddad. Não saberiam em quem votar 6%, e 9% ou votariam em branco ou anulariam. O Datafolha apontou ontem 37% a 47%.
Huuummm… Será isso mesmo? Sei lá. Um dia antes do primeiro turno, o Ibope apontou um triplo empate nos votos válidos: 26%. Computadas as urnas, Serra ficou com 30,75%; Haddad, com 28,98%, e Celso Russomanno, com 21,6%. Já o Datafolha apontava Serra com 28%, Russomanno com 27% e Haddad com 24%.
Os institutos não souberam dizer por que erraram tanto. Se bem entendi, a culpa é do eleitor. Não! É inútil virem com aquela cascata de que qualquer crítica às pesquisas é obscurantismo. Não é, não! Vejam o caso do Amazonas… Obscurantista era o levantamento que apontava um empate em 29% entre Arthur Virgílio (PSDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB). Virgílio ficou com 40% dos votos válidos, e Vanessa, com 19%.
Abaixo o obscurantismo!