Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Eduardo Campos já está à frente de Lula em Recife; o Apedeuta prometeu a jihad petista na cidade e está perdendo

Vejam vocês! O candidato do governador Eduardo Campos (PSB) à Prefeitura de Recife, Geraldo Júlio, já aparece à frente de Humberto Costa (PT), candidato de Luiz Inácio Apedeuta da Silva. Leiam o que informa Fábio Guibu, na Folha Online. Volto em seguida. O candidato do PSB à Prefeitura de Recife, Geraldo Júlio, ultrapassou o petista […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 07h58 - Publicado em 3 set 2012, 16h21

Vejam vocês! O candidato do governador Eduardo Campos (PSB) à Prefeitura de Recife, Geraldo Júlio, já aparece à frente de Humberto Costa (PT), candidato de Luiz Inácio Apedeuta da Silva. Leiam o que informa Fábio Guibu, na Folha Online. Volto em seguida.

O candidato do PSB à Prefeitura de Recife, Geraldo Júlio, ultrapassou o petista Humberto Costa e, pela primeira vez, lidera a corrida eleitoral na capital pernambucana, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (03). De acordo com o levantamento, Júlio, candidato apoiado pelo governador de Pernambuco Eduardo Campos, passou de 16% para 33% das intenções de voto, entre a pesquisa divulgada no dia 16 de agosto e a desta segunda. No mesmo período, o candidato petista caiu de 32% para 25%. Em terceiro lugar aparece agora Daniel Coelho (PSDB), com 15%, cinco pontos percentuais acima do que indicava a pesquisa anterior.

O candidato do DEM, Mendonça Filho, que ocupou o segundo lugar nos três primeiros levantamentos, perdeu oito pontos percentuais e caiu para a quarta colocação. Ele tem agora 8% das intenções de voto, segundo o Ibope. Esteves Jacinto (PRTB), Edna Costa (PPL) e Roberto Numeriano (PCB) foram citados por 1% dos entrevistados cada um. Jair Pedro (PSTU) não pontuou. Votos em branco ou nulos somam 8%. Entre os entrevistados, 8% não souberam opinar ou não responderam.

A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de Pernambuco”. Foram ouvidas 805 pessoas entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, sob o número 00094/2012.

Continua após a publicidade

Voltei
Escrevi um texto nesta manhã sobre o que chamei “greve da oposição” e comentei a disposição do governador Eduardo Campos (PSB) de ganhar musculatura. Pra quê? Lembrando o poeta, também pernambucano, Ascenso Ferreira, certamente NÃO SERÁ “pra nada”. Se não tentar voo solo em 2014, pode ousar em 2018. Os petistas já estão em franco trabalho de queimação de Campos, afirmando que ele vai se juntar ao PSDB.

“Está dizendo que se juntar aos tucanos é ‘queimação’, Reinaldo?” Na boca de petistas, obviamente, é. Nas franjas da campanha, os chefões petistas, a começar de Lula, tentam caracterizar Campos como um traidor. A operação parece meio desastrada. O governador ainda é relativamente desconhecido do grande eleitorado fora de Pernambuco. Em seu próprio estado, a ação está dando com os burros nas águas do Capibaribe. No establishment político, dá-se o contrário do pretendido: cresce a fama do chefão do PSB de político hábil, que está sabendo enfrentar a máquina petista.

Em Recife, como vocês podem notar, aconteceu com Geraldo Júlio, depois de duas semanas de campanha, o que os petistas esperavam que fosse acontecer com Fernando Haddad em São Paulo: a disparada do candidato. E bastou, para tanto, que um político relativamente desconhecido fosse identificado com Eduardo Campos.

Continua após a publicidade

Lula, com a arrogância costumeira, referiu-se ao governador em tom de ameaça: “Eu vou enfrentá-lo em Recife”. Como se vê, está enfrentando e perdendo. Se continuar a crescer nesse ritmo, não é impossível Júlio ser eleito no primeiro turno, embora seja difícil. A simples derrota já seria uma humilhação para os petistas.

O clima está ficando pesado entre os dois partidos. O PSB também tem o candidato favorito em Belo Horizonte. Márcio Lacerda lidera a corrida com 46% das intenções de voto, contra o petista Patrus Ananias, que tem 30%. Lacerda, do PSB, é também aliado de Aécio Neves, potencial candidato à sucessão de Dilma.

Numa entrevista publicada no Estadão de hoje, Rui Falcão, presidente do PT, já começa a tratar Campos como um adversário, sugerindo que ele está sendo desleal. O petismo começou a enfrentar concorrência no âmbito do próprio governismo, o que faz sentido, especialmente quando a oposição está em greve (ver texto desta manhã). Observe-se, finalmente, que Humberto Costa não é um qualquer do PT. É membro do núcleo duro do partido. Foi líder da legenda no Senado e ministro — desastrado! — da Saúde no primeiro mandato de Lula. 

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.