Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

LIVROS INADEQUADOS EM SP JÁ SÃO 0,7% DO TOTAL…

O Programa Ler e Escrever, da Secretaria de Educação de São Paulo, contava com 817 títulos. A militância anti-Serra (*) da imprensa e do movimento sindical prestou um serviço, sem dúvida, à educação: descobriu que dois deles — 0,24% — eram inadequados à faixa etária a que se destinavam: “Dez na Área, Um na Banheira e […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 17h33 - Publicado em 29 Maio 2009, 22h49

O Programa Ler e Escrever, da Secretaria de Educação de São Paulo, contava com 817 títulos. A militância anti-Serra (*) da imprensa e do movimento sindical prestou um serviço, sem dúvida, à educação: descobriu que dois deles — 0,24% — eram inadequados à faixa etária a que se destinavam: “Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol” e “Poesia do Dia – Poetas de Hoje para Leitores de Agora” (Editora Ática). Fez-se um escarcéu danado, como se o governo do estado estivesse incentivando a pornografia ou como se os milhões de alunos tivessem tido acesso aos livros, o que é mentira. Nada disso aconteceu. Mas até o Ministério Público se mobilizou.

 

Os petistas pautadores de jornalistas e os jornalistas prestadores de serviço dos petistas, reitero, fizeram bem em apontar a inadequação. Levou a secretaria a reavaliar os 817 livros.  Quatro outros títulos foram considerados inadequados aos propósitos a que se destinavam, a saber:

– “Um Campeonato de Piadas”, de Laerte Sarrumor e Guca Domenico, da editora Nova Alexandria, por conteúdo preconceituoso;

Continua após a publicidade

– “O Triste Fim do Menino Ostra e Outras Histórias”, de Tim Burton, da editora Girafinha, por inadequação para a faixa etária;

– “Memórias Inventadas – A Infância”, de Manoel de Barros, da editora Planeta, das salas do Programa de Recuperação Intensiva da quarta série, por inadequação para a faixa etária;

 – “Manual de Desculpas Esfarrapadas: casos de humor”, de Leo Cunha, editora FTD, das salas do Programa de Recuperação Intensiva da quarta série, por inadequação para a faixa etária.

Continua após a publicidade

 

Contagem regressiva

Inicio agora a contagem regressiva para ver quanto tempo vai demorar para que o mesmo grupo ideológico que “denunciou” a inadequação acuse, agora, a censura. “Como? Até Monoel de Barros entrou na lista?” É, a depender da faixa etária, Manoel de Barros também pode ser inadequado. Até a Bíblia pode ter lá os seus problemas. Até agora, dos 817 livros distribuídos, então, 0,7% já são considerados inadequados.

Continua após a publicidade

 

A Secretaria de Educação vai inaugurar, no dia 3 de junho, no Salão Nobre da Secretaria da Educação, a mostra “Ler e Escrever – Acelerando o Aprendizados das Crianças”, com os 99,3% dos livros nos quais não se encontrou, até agora, nada que ofenda a moral e os bons costumes dessa gente vigilante.

 

Hein? Há um tom, assim, um tantinho cínico no meu post? Não brinquem… Vocês sabem como gosto desse tema de livros didáticos e paradidáticos. Eu me considero um dos pioneiros nesse debate. Voltarei a ele certamente. Ô se voltarei.

Continua após a publicidade

 

(*) Ah, sim: por que me referi à militância “anti-Serra”? Porque só isso explica que se usem, nos jornais, expressões como: “A secretaria de educação de Serra…” Por acaso alguém diz coisas como “O Ministério da Justiça de Lula”? Não que eu saiba.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.