MAIS DATAFOLHA – PT também tem “PT” — perda total — no Paraná, no Distrito Federal e em Pernambuco
A eleição se resolve no primeiro turno também no Paraná, com a vitória do tucano Beto Richa, que tem, segundo o Datafolha, 53% dos votos válidos, contra 32% de Roberto Requião (PMDB) e apenas 13% de Gleisi Hoffmann, do PT. Os companheiros vivem, assim, um dos de seus cinco grandes vexames — os outros quatro […]
A eleição se resolve no primeiro turno também no Paraná, com a vitória do tucano Beto Richa, que tem, segundo o Datafolha, 53% dos votos válidos, contra 32% de Roberto Requião (PMDB) e apenas 13% de Gleisi Hoffmann, do PT. Os companheiros vivem, assim, um dos de seus cinco grandes vexames — os outros quatro são o Distrito Federal, o Rio, São Paulo e Pernambuco. O tucano Álvaro Dias será reeleito para o Senado. O Datafolha lhe atribui 81% dos votos válidos.
Distrito Federal
O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB, pode comemorar: já é o governador eleito do Distrito Federal, com chance de levar até no primeiro turno. Segundo o Datafolha, ele tem 46% dos votos válidos. Jofram Frejat (PR) tem 24%, e Agnelo Queiroz (PT), atual governador, apenas 23%. No caso de haver um segundo turno, como se nota no gráfico abaixo, Rollemberg vence com folga os adversários: 72% a 28% contra Agnelo e 67% a 33% contra Frejat (votos válidos).
O PT levará uma surra também no Senado: Reguffe (PDT) tem 46% dos votos válidos, contra apenas 19% do petista Geraldo Magela. O trauma da população do DF com o petismo é de tal sorte que, se Agnelo disputar a etapa final com Frejat, que entrou na campanha há três semanas, perde.
Pernambuco
Em Pernambuco, o PT decidiu não lançar candidato próprio e apoiar Armando Monteiro, do PTB, que vencia no primeiro turno até a morte de Eduardo Campos, ocorrida no dia 13 agosto. Paulo Câmara, o candidato do PSB, amargava longínquos 13%, e o petista João Paulo era o franco favorito para o Senado. Pois é… Era assim. Vejam os dados da pesquisa Datafolha feita anteontem e ontem:
Segundo o Datafolha, Câmara seria eleito no primeiro turno, com 61% dos votos válidos, contra apenas 37% de Monteiro. Não só isso: o petista João Paulo, que liderava a corrida para o Senado até a semana passada, deve perder a vaga para Fernando Bezerra Coelho, também do PSB: 52% a 45% dos votos válidos.