Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

MPF e juiz fazem muito bem em recorrer à lei antiterrorismo

País precisa deixar claro que a adesão a práticas extremistas e intolerantes será duramente reprimida

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 30 jul 2020, 21h48 - Publicado em 20 set 2016, 08h46

Estão, sim, de parabéns o Ministério Público Federal e o juiz Marcos Josegrei da Silva. O primeiro por ter oferecido denúncia contra oito suspeitos de planejar atentados terroristas no Brasil durante a Olimpíada, e o outro por tê-la aceitado, com base na lei antiterrorismo, aprovada recentemente. Os agora réus foram presos pela Operação Hashtag.

Responderão pelos crimes de promoção de organização terrorista, associação criminosa e corrupção de menores Leonid El Kadre de Melo, Levi Ribeiro Fernandes de Jesus, Israel Pedra Mesquita, Alisson Luan de Oliveira, Oziris Lundi, Luis Gustavo de Oliveira e Hortêncio Yoshitake. Eles também tiveram a prisão preventiva decretada na semana passada.

Escreveu o juiz: “Todos integram o mesmo grupo, estimulam mutuamente a prática de atos violentos e extremistas entre si. Dedicam grande parte do tempo a exaltar, a divulgar as ações do autoproclamado Estado Islâmico. Ameaçam cometer atentados terroristas, cogitam alvos, postam imagens de execução, declaram-se partidários dos métodos utilizados pelo grupo terrorista, advogam a morte por execução de homossexuais, de muçulmanos xiitas, de ‘infiéis’, de judeus, de pessoas que sejam nacionais de países que combatem militarmente o Estado Islâmico”.

Vamos ver. Quando essas prisões foram divulgadas, alguns bobões criticaram a Polícia Federal e o Ministério da Justiça, alegando que eram estes a colocar o Brasil no mapa do terrorismo. Uma ova! O país precisa deixar claro que tais comportamentos são intoleráveis. Ademais, os eventos recentes nos EUA indicam que ninguém precisa pertencer a um grupo solidamente estruturado para provocar estragos e tragédias.

De resto, quando os autores de atos terroristas são identificados, constata-se o óbvio: ninguém decide praticar um ato violento da noite para o dia. Há o estágio de aproximação com o extremismo, o de adesão à causa, o de proselitismo e o da ação potencialmente homicida. A experiência demonstra que o único erro nesses casos é menosprezar o risco. Parece que o grupo já havia cumprido ao menos três das quatro etapas. O que deveriam fazer as autoridades? Deixá-los agir?

Aliás, eis aí: as esquerdas lutaram bravamente para que o país não tivesse uma lei antiterrorismo. Sem ela, todas essas pessoas estariam soltas e não teriam contas a prestar à Justiça. É claro que elas estavam erradas nisso também. E olhem que aprovamos uma lei que já é meio manca, que exclui da acusação de terrorismo os ditos movimentos sociais, ainda que estes recorram a atos que, praticados por outros, terrorismo seriam.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.