Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

PT mantém as esperanças numa Minas ainda muito indecisa; no Paraná, onde uma estrela petista naufraga, o tucano Richa venceria no 1º turno

O Datafolha realizou pesquisa também em Minas. Havia a expectativa de que o tucano Pimenta da Veiga houvesse reagido. Segundo o instituto, isso não aconteceu, e a coisa pode até ter piorado um pouco. Se a eleição fosse hoje, Pimenta teria 23% — há uma semana, 24%. O petista Fernando Pimentel obteria 34% (antes, 32%). […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 03h06 - Publicado em 10 set 2014, 23h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Datafolha realizou pesquisa também em Minas. Havia a expectativa de que o tucano Pimenta da Veiga houvesse reagido. Segundo o instituto, isso não aconteceu, e a coisa pode até ter piorado um pouco. Se a eleição fosse hoje, Pimenta teria 23% — há uma semana, 24%. O petista Fernando Pimentel obteria 34% (antes, 32%). Tarcísio Delgado fica em 3%. Os demais candidatos somam 6%. O que chama a atenção no Estado é o número alto de indecisos: 26%; dizem que vão votar em branco ou nulo outros 9%. Na prática, 35% ainda estão sem candidato. Embora os números continuem ruins para o tucano, a eleição não pode ser considerada decidida.

    Numa simulação de segundo turno, o petista venceria o tucano por boa margem: 42% a 29%. Também nesse caso, no entanto, o número dos sem-candidato é grande: 9% dizem que votaram em branco ou anulariam; enormes 20%, no entanto, afirmam que ainda não escolheram seu candidato. Os dois que lideram a disputa estão entre aqueles com a menor rejeição: apenas 9% para Pimentel e 12% para Pimenta — mais um indício de que tudo pode acontecer. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 de setembro, e foram entrevistados 1.295 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Está registrada no TRE sob o número 80/2014.

    Paraná
    Se, em Minas, o PSDB corre o risco de passar o bastão para o PT, no Paraná, a situação do tucano Beto Richa é folgada. Segundo o Datafolha, se a disputa fosse hoje, ele seria reeleito no primeiro turno, com 44% dos votos. No dia 15 de agosto, tinha 39%. Roberto Requião, do PMDB, caiu de 33% para 28%, e Gleisi Hoffmann, do PT, oscilou de 11% para 10%. Votariam em branco ou nulo 8%, e 6% dizem não saber. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 de setembro. Foram entrevistados 1.201 eleitores em 46 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-584/2014.

    Continua após a publicidade

    Embora Richa vencesse no primeiro turno, há uma simulação de segundo: Richa, com rejeição de apenas 16%, venceria Requião, com rejeição de 27%, por 53% a 33%. O Paraná é mais um estado em que uma estrela petista naufraga espetacularmente: a ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.