Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Vejam aqui alguns exemplos da “campanha limpa” do PT

A empregada de um amigo está num dos cadastros do Bolsa Família. Recebeu em casa material de propaganda do PT afirmando que a Prefeitura de São Paulo e os tucanos se negaram a fazer acordos com o governo federal para construir apartamentos em São Paulo, o que é, obviamente, falso. Não obstante, Fernando Haddad, candidato […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 07h33 - Publicado em 26 out 2012, 05h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A empregada de um amigo está num dos cadastros do Bolsa Família. Recebeu em casa material de propaganda do PT afirmando que a Prefeitura de São Paulo e os tucanos se negaram a fazer acordos com o governo federal para construir apartamentos em São Paulo, o que é, obviamente, falso. Não obstante, Fernando Haddad, candidato do PT, acusa “jogo rasteiro” do adversário José Serra (PSDB), a exemplo do que fizeram os ministros Gilberto Carvalho (secretário-geral da Presidência) e Aloizio Mercadante (Educação).

    Bem, é desnecessário, creio, chamar a atenção para o fato de que o cadastro dos candidatos foi provavelmente pirateado, o que viola a lei.

    Uma das propagandas do PT em São Paulo mostra uma mão grande roubando escolas, hospitais e leitos hospitalares com o seguinte texto:
    “Os tucanos tentaram privatizar a Petrobrás e o Banco do Brasil. Venderam empresas estatais a preço de banana. Agora, querem privatizar vinte e cinco por cento dos leitos de hospitais públicos de São Paulo. Eles querem negociar até a vida dos mais pobres.”

    Fato 1 – É mentira que os tucanos tentaram privatizar a Petrobras.
    Fato 2 – É mentira que as estatais tenham sido vendidas a preço de banana.

    Continua após a publicidade

    Fato 3 – É mentira essa história da privatização de leitos hospitalares.

    O PT chama a isso de “jogo limpo”.

    Outra propaganda do PT tem o seguinte texto:
    “Toda vez é assim. Basta Serra aparecer atrás nas pesquisas para começar a inventar boatos. Agora, Serra diz que Haddad vai acabar com as parcerias com as organizações sociais de saúde. Pura invenção. Serra só está tentando esconder o que os tucanos querem fazer: vender vinte e cinco por centos dos leitos do SUS aos planos de saúde. É, Serra, está mais fácil entender letra de médico do que as suas baixarias. São Paulo quer Haddad treze.”

    A verdade

    Continua após a publicidade

    O PT chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra as parcerias com as Organizações Sociais (OSs). O programa de Fernando Haddad fala que o estado vai retomar a administração dos aparelhos públicos de Saúde — isto é: acabar com as parcerias. E lá está, de novo, a mentira sobre os 25% dos leitos do SUS que seriam “privatizados”.

    O que se discute é outra coisa. O SUS não pode negar atendimento a ninguém. Uma parcela até superior a 25% dos leitos, em alguns casos, é ocupada por pessoas com planos de saúde — isto é: pagam para ter assistência privada, mas se socorrem no hospital público. O que se quer, de modo correto, é que os planos de saúde, que recebem para oferecer a assistência, paguem por aquilo que está sendo fornecido pelo estado.

    Para não variar, os petistas parecem estar a defender o direito dos pobres — que, se caírem na conversa, estarão sendo enganados. Só um setor lucra com a campanha petista se ela for bem-sucedida: os planos de saúde, que continuarão sem pagar nada por esses atendimentos!

    Os dois textos são escancaradamente mentirosos! Os tucanos recorreram à Justiça Eleitoral, mas não foram bem-sucedidos. A Justiça achou que os petistas tinham o direito de levar as mentiras ao ar.

    Isso é o que o petismo entende por campanha limpa.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.