Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ricardo Rangel

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Continua após publicidade

Lula em Pernambuco não é um erro. São vários

O presidente parece fazer questão de irritar os eleitores que sabem que houve muita corrução nos governos do PT. E de dispensar seus votos.

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 16h47 - Publicado em 18 jan 2024, 18h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lula foi visitar a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Foi dar o pontapé inicial no programa de obras bilionárias no setor de refino de petróleo. A visita é uma ideia equivocada de tantas maneiras que chega a ser difícil comentar.

    Para começar, é mais uma contradição do presidente que já definiu a si próprio como “metamorfose ambulante”. Lula vai para a COP, autoproclama-se maior líder ambiental do mundo, defende a eliminação do combustível fóssil — e depois investe em refinaria. Não pega bem com os gringos. (Lula poderia dizer que o Brasil emite pouco carbono oriundo de combustível fóssil, e que ele pode ser facilmente compensando pela redução do desmatamento, mas não é isso que diz.)

    Mas Lula quer porque quer que o Brasil seja autossuficiente não só na produção de petróleo, mas também no refino. É um erro: investir em refinaria não faz sentido do ponto de vista econômico. A produção de petróleo é muito mais rentável do que o refino: se é para investir em combustível fóssil, que seja em produção.

    A obsessão de Lula e do PT pelo refino é similar a sua obsessão pela indústria naval: cara, perdulária, inútil para o povo e muito útil para os adeptos da roubalheira.

    Por fim, visitar Abreu e Lima é um tapa na cara de todos os eleitores que não são lulistas-raiz. Abreu e Lima é um dos maiores símbolos do petrolão, da corrupção e do relacionamento freudiano que o Brasil do PT tem com governos de esquerda na América Latina. A refinaria deveria ser uma joint-ventures com a Venezuela, mas o compañero Hugo Chávez deu o calote e deixou o governo petista (e a nós todos) pendurado na brocha.

    Continua após a publicidade

    Nada deu mais prejuízo à Petrobras do que Abreu Lima. Com exceção, talvez, do Comperj, no Rio de Janeiro. Onde o governo pretende investir mais uma porção de bilhões.

    Mas tudo bem, porque, como Lula sempre disse, o petrolão nunca existiu e a Lava-Jato foi uma fraude.

    Então, tá, então.

    (Por Ricardo Rangel em 18/01/2024)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.