Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Ricardo Rangel

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Militares: “foi um caso isolado”

Se as Forças Armadas quiserem voltar, um dia, a ser respeitadas precisam mudar a chave

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 dez 2024, 15h09

Em janeiro de 2019, sem qualquer motivo, 8 soldados do Exército abriram fogo — 257 tiros — sobre um automóvel civil.  Feriram 1 e mataram 2. A Justiça Militar — por conta de uma lei absurda de 2017, é dela a jurisdição sobre crimes dolosos de militares contra civis — os condenou a penas entre 28 e 31 anos.

Esta semana, o Superior Tribunal Militar (com um único voto contra) reformou a sentença para penas entre 3 e 4 anos em regime aberto. Ou seja, garantiu a impunidade dos assassinos.

Na semana passada, a Marinha publicou um vídeo choraminguento dizendo que a vida do soldado é um mar de sofrimentos, enquanto a vida dos paisanos é uma maré mansa.

No esforço de tentar escapar do pacote de cortes do governo e manter seus privilégios (conseguiu), insultou 200 milhões de brasileiros. Fez isso no momento em que o comandante da Marinha está para ser denunciado por tentativa de golpe militar.

Durante a CPI da Saúde, os comandantes das Forças Armadas ameaçaram senadores para que deixassem impunes os diversos militares envolvidos em esquemas de atravessamento de vacinas (pelo jeito, conseguiram).

Continua após a publicidade

A imagem e a reputação das Forças Armadas, como se sabe, andam mais sujas do que pau de galinheiro. Toda vez que alguém faz uma crítica aos militares, no entanto, ouve-se que foi um “caso isolado” e que as Forças Armadas são “legalistas”, “disciplinadas”, “profissionais”, “cumpridoras de suas funções constitucionais” etc. etc.

OK.

Mas se as Forças Armadas querem voltar, um dia, a ser respeitadas, é bom mudar a chave.

(Por Ricardo Rangel em 20/12/2024)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.