Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre
Continua após publicidade

Apenas 5,5% aprovam governo de Sartori, mostra pesquisa

Procurado, o governo informou através da Secretaria de Comunicação que não comentaria o tema

Por Paula Sperb
Atualizado em 4 jun 2024, 17h14 - Publicado em 13 dez 2017, 16h07

Uma pesquisa divulgada nesta quarta mostra que apenas 5,5% dos moradores de sete cidades da região metropolitana de Porto Alegre avaliam positivamente o governo de José Ivo Sartori (PMDB), à frente do Rio Grande do Sul desde 2015.

De acordo com o estudo que ouviu 600 gaúchos dessas localidades, 1% acha o governo ótimo e 4,5% acham a gestão boa, totalizando 5,5% de avaliação positiva. A maioria é crítica ao governo: 43% acham o governo de Sartori ruim, 24% acham péssimo e 27,5% consideram o governo regular. Os entrevistados responderam à pergunta “como você avalia a administração do governo estadual de José Ivo Sartori?”. Procurado, o governo informou através da Secretaria de Comunicação que não comentará o tema.

O estudo foi encomendado pela Asofbm (Associação dos Oficiais da Brigada Militar), entidade que representa os policiais militares de patentes superiores. A Asofbm também divulgou pesquisa sobre a segurança pública, que enfrenta alta nos índices de criminalidade. Os crimes no noroeste do estado chegaram a receber o nome de “cangaço” por causa da violência.

No item segurança, a avaliação da gestão de Sartori é ainda pior. Apenas 2,9% aprova a área da segurança. Destes,  0,2% acha a segurança ótima e 2,7% acha boa – 0,1% não soube responder.Os entrevistados precisaram responder à pergunta “como você avalia a atual administração do governo estadual, de José Ivo Sartori, em relação à segurança pública?”. Do total, 51,8% responderam que acham a gestão da segurança péssima, 26,2% acham ruim e 19% regular.

Continua após a publicidade

“O governo traz o conceito de que é possível fazer mais com menos. Dizem que é possível otimizar e fazer mais. Quero dizer, rompendo com esse mito, que não é possível”, disse o coronel Marcelo Gomes Frotas, presidente da Asofbm. O governo enfrenta uma grave crise financeira com salários dos policiais parcelados há dois anos e cortou investimentos na área.

O estudo da Asofbm, conduzido pela Segmento Pesquisas, abrange as cidades de Canoas, Alvorada, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio e Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre e tem margem de erro de 4% para mais ou menos nos resultados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.