Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre

Coligação de Sartori (MDB) quer suspender próxima pesquisa Ibope

Eduardo Leite (PSDB) tem vinte pontos de vantagem; governador pediu que eleitores "pesquisem seus corações"

Por Paula Sperb
26 out 2018, 14h31

A coligação do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (MDB), que tenta uma reeleição inédita no estado, entrou com uma ação na Justiça para suspender a próxima pesquisa Ibope, programada para ser divulgada pela RBS TV, afiliada da Globo, no sábado, 27.

Na última pesquisa, o adversário de Sartori, Eduardo Leite (PSDB), apareceu com vinte pontos de vantagem. Leite tem 60% de intenção dos votos válidos contra 40% de Sartori.

Na manhã desta sexta-feira, 26, o presidente do MDB-RS, Alceu Moreira, falou em coletiva de imprensa que “está colocando em dúvida o resultado da pesquisa eleitoral”.

“A sensação nas ruas é de que o ambiente não era esse [das pesquisas do Ibope], é um ambiente absolutamente alegre e confiante da população”, disse Moreira, justificando a ação. De acordo com ele, a pesquisa “não pode ser publicada porque não é correto de acordo com a legislação”.

Sartori tem feito campanha de apoio irrestrito a Jair Bolsonaro (PSL), conhecido por questionar a credibilidade dos institutos de pesquisa, veículos de comunicação e urnas eletrônicas. No último debate na televisão, Sartori tentou vincular Leite a partidos de esquerda em busca de votos antipetistas.

Continua após a publicidade

Na sua página do Facebook, o governador publicou um vídeo nesta manhã pedindo que os eleitores “pesquisem seus corações”.

A coligação do governador alega que o Ibope fez a pesquisa em cidades repetidas, onde Leite tem ampla preferência, sem seguir o critério de aleatoriedade. A chapa de Sartori também sustenta que pediu acesso às pesquisas anteriores e só teve acesso parcial. A partir desses dados, formularam o pedido de impugnação do levantamento. Segundo o presidente do partido no estado, uma análise técnica encontrou prolemas no recorte populacional.

Para Moreira, o Ibope teria manipulado o método “de propósito para produzir um resultado que não é correto com objetivo iminentemente eleitoral”.

Procurado por VEJA, o Ibope não respondeu até o fechamento da reportagem.

Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.