Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre
Continua após publicidade

No RS, Expointer movimenta R$ 2 bilhões em nove dias de feira

Crescimento de 6% em relação a 2016 é resultado dos negócios ligados à agricultura familiar, que contou com produtos produzidos pelo MST

Por Paula Sperb
4 set 2017, 12h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Movimentação no Parque Assis Brasil durante a 40ª Expointer, em Esteio, no RS (Dani Barcellos, Palácio Piratini/Divulgação)

    A comercialização de produtos da agricultura familiar colaborou para que os negócios da 40ª Expointer tivessem um incremento de 6% em relação ao ano passado. Uma das maiores feiras de agronegócio da América Latina, a Expointer, realizada em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, encerrou no último domingo com um resultado de 2 bilhões em negócios e 382,6 mil visitantes.

    De acordo com a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, o incremento está relacionado à comercialização dos produtos provenientes da agricultura familiar, que somaram 2,8 milhões, um aumento de 40% em comparação com 2016.

    Orgânicos do MST

    Produtos como cachaça, mel, pães, sucos, plantas e até itens exóticos como suco de cacto e cuca [bolo tradicional entre os gaúchos descendentes de alemães e italianos] de salame foram vendidos pelas famílias agricultoras. Entre os 198 expositores, o Movimento Sem Terra (MST) estava presente com produtos orgânicos, cultivados sem uso de agrotóxicos. O MST comercializou arroz orgânico, queijos, iogurte, sucos e hortaliças produzidos por 500 famílias assentadas pela reforma agrária.

    expointerindigenas
    Sem hora marcada, os indígenas fazem uma roda, entoam um canto típico e começam a dançar durante a 40ª Expointer (Karine Viana, Expointer/Divulgação)

    Cultura indígena

    No Pavilhão da Agricultura Familiar, três estandes foram ocupados por indígenas pataxós e caingangues, para comercialização de artesanato como flautas e bonecos de madeira. Durante os nove dias de Expointer, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) organizou uma troca para possibilitar que indígenas de diversas regiões do estado pudessem expor seus produtos. Além do comércio, os indígenas também fizeram apresentações de danças e cantos típicos de suas culturas. As apresentações ocorreram sem hora marcada.

    expointermaquinas
    (Nabor Goulart/Divulgação)

    Animais e máquinas

    De acordo com a organização da Expointer, o comércio de animais foi o único setor que registrou queda nos negócios, com uma redução de 12% em relação ao ano anterior. Em 2017, foram negociados 10 milhões no setor.

    Continua após a publicidade

    A venda de máquinas agrícolas registrou um leve aumento, de 0,75%, em comparação a 2016. Neste ano, o setor de máquinas e implementos agrícolas somou 1,9 bilhões em negócios.

    Banrisul

    O banco do estado, o Banrisul, registrou um volume de negócios prospectados de 190,8 milhões de reais. No total, foram recebidos 529 pedidos de financiamento. Entre os itens mais procurados estavam as máquinas e equipamentos, como tratores, colheitadeiras e pulverizadores, financiados nas linhas do Finame Moderfrota e Pronaf Mais Alimentos.

    Continua após a publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.