Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Política com Ciência

Por Sérgio Praça Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A partir do que há de mais novo na Ciência Política, este blog do professor e pesquisador da FGV-RJ analisa as principais notícias da política brasileira. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O retorno eleitoral das pequenas Odebrechts

O financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas é dos temas mais espinhosos para qualquer democracia. Não é à toa que o PT defende, publicamente, tanto proibir esse tipo de doação quanto aceitá-la “de cabeça erguida”. Afinal, o partido que aceita doação de empresas será suspeito de beneficiá-las de modo direto – contratando empresas doadoras […]

Por Da Redação Atualizado em 5 jun 2024, 00h45 - Publicado em 26 jun 2015, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    O financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas é dos temas mais espinhosos para qualquer democracia. Não é à toa que o PT defende, publicamente, tanto proibir esse tipo de doação quanto aceitá-la “de cabeça erguida”.

    Afinal, o partido que aceita doação de empresas será suspeito de beneficiá-las de modo direto – contratando empresas doadoras para realizar obras públicas, por exemplo, com ou sem propina – ou indireto, bloqueando projetos de lei que as prejudiquem.

    As evidências de que empresas que doam para campanhas políticas beneficiam-se de contratos públicos são claras, de acordo com os cientistas políticos Taylor Boas, Daniel Hidalgo e Neal Richardson. Em estudo publicado pelo prestigioso Journal of Politics, mostram que quem doou para um deputado federal petista na campanha de 2006 recebeu, em contatos públicos, de 14 a 39 vezes o dinheiro investido nas eleições, em média. O trabalho identifica Hideraldo Luiz Caron, então diretor de infraestrutura do DNIT, como o elo entre doações eleitorais ao PT e contratos para empresas que doaram aos partidos.

    Se financiamento de empresas para campanhas eleitorais é bom ou ruim, não sei. Não há, necessariamente, corrupção nesse jogo. Mas o fato é que esse estudo indica que empreiteiras de pequeno e médio porte – não apenas Odebrechts – precisam gastar dinheiro com política (legal ou ilegalmente) para sobreviverem.

    Entre em contato pelo meu site pessoalFacebook e Twitter

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.