Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming

7 episódios de ‘The Crown’ que são obras-primas da TV – e resumem a série

Seriado da Netflix chega ao final em sua sexta temporada e deixa um legado de como se fazer uma bela e afiada produção de fatos reais

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 20h04 - Publicado em 16 nov 2023, 08h00

Ao longo de seis temporadas, a série The Crown, lançada em 2016, se propôs a acompanhar momentos importantes da trajetória da rainha britânica Elizabeth II. Ao observar a monarca, a produção primorosa da Netflix flertou com fatos históricos importantes, muitas vezes narrados por pontos de vista inusitados. Confira a seguir uma seleção de sete episódios da série que são obras-primas da TV – e que servem de esquenta para antigos espectadores e de introdução para novos. A sexta temporada lança quatro episódios nesta quinta-feira, 16, e os demais em 14 de dezembro. 

Rainha em treinamento
(Temporada 1, episódio 7)

Claire Foy em
Claire Foy em “The Crown” (//Divulgação)

Com Claire Foy no papel da rainha, o episódio resume o espírito da primeira temporada. Enquanto uma jovem mulher assume o trono da Inglaterra, homens idosos no poder (entre eles Winston Churchill) lidam com crises internacionais que ainda refletem o pós-guerra na década de 1950. Na trama, Elizabeth contrata um tutor para ficar a par dos principais assuntos de geopolítica. 

Passado nazista
(Temporada 2, episódio 9)

Cena da série 'The Crown' mostra príncipe Philip no cortejo fúnebre de sua irmã, na Alemanha -
Cena da série ‘The Crown’ mostra príncipe Philip no cortejo fúnebre de sua irmã, na Alemanha – (Reprodução/Netflix)
Continua após a publicidade

Em um dos episódios mais impactantes da série, a produção vai ao passado do príncipe Philip, marido de Elizabeth II, proveniente de uma família nazista. Enquanto o jovem na infância lida com a perda de parentes e o desmantelar do mundo que ele conhecia, a série salta no tempo para mostrar a dura criação do príncipe Charles – então uma criança sensível que Philip tenta “transformar” em um homem durão.  

Luto coletivo
(Temporada 3, episódio 3)

Olivia Colman como Elizabeth II em 'The Crown' -
Olivia Colman como Elizabeth II em ‘The Crown’ – (//Netflix)

Episódio mais elogiado de The Crown, ele retrata a tragédia da cidade de Aberfan, que em 1966 perdeu 28 adultos e 116 crianças, vítimas de um deslizamento de resíduos de uma mina de carvão que atingiu uma escola. A trama mostra a postura da rainha que tinha fama de gélida – e como ela demorou a entender que seu papel simbólico como soberana demandava também posturas sociais e de apoio ao povo em momentos difíceis. 

Continua após a publicidade

O príncipe e o professor
(Temporada 3, episódio 6)

The Crown S4
Olivia Colman e Josh O’Connor, mãe e filho em ‘The Crown’ (Des Willie/Netflix)

Antes de ser o príncipe de Gales, Charles (interpretado por Josh O’Connor) se propôs a aprender o galês, língua do pequeno país de poucos atrativos na ilha da Grã-Bretanha. Um professor nacionalista, que luta pela independência da região, é o eleito para ensinar o príncipe. A relação inicialmente conturbada entre eles cresce para uma amizade inesperada, num belo roteiro sobre aceitação de diferenças. 

O intruso
(Temporada 4, episódio 5)

Continua após a publicidade
Cena do episódio 'Fagan' de 'The Crown -
Cena do episódio ‘Fagan’ de ‘The Crown – (//Netflix)

Vivida por Gillian Anderson, a controversa primeira-ministra Margaret Thatcher impôs um regime austero ao Reino Unido durante seu governo. No episódio, a crise econômica e política é representada por Michael Fagan, um homem desempregado que invade o palácio e entra no quarto da rainha, onde traça uma longa conversa enquanto a faz de “refém”. O caso é baseado em fatos: realmente Fagan entrou no palácio e invadiu o quarto da rainha, porém, ela não estava lá – evento que serviu para uma maior rede de segurança ao redor do castelo. Imaginar a conversa entre eles é um dos trunfos narrativos da série.

Romance conturbado
(Temporada 4, episódio 6)

The Crown S4
Princesa Diana (Emma Corrin) e príncipe Charles (Josh O’ Connor) na quinta temporada de The Crown (Netflix/Divulgação)
Continua após a publicidade

A relação conturbada do príncipe Charles (Josh O’Connor) e da princesa Diana (Emma Corrin) marca a quarta temporada. Este episódio, porém, abre frestas para os bons momentos do relacionamento do casal enquanto demonstra o poder cativante da jovem em conquistar o povo – causando ciúme no restante da família real. 

Mou Mou
(Temporada 5, episódio 3)

Salim Daw como Mohamed Al-Fayed em 'The Crown', da Netflix
Salim Daw como Mohamed Al-Fayed em ‘The Crown’, da Netflix (Divulgação/Netflix)

Longe da Inglaterra, no Egito, o episódio acompanha a história de Mohamed Al-Fayed (apelidado de Mou Mou), um jovem pobre e ambicioso que, munido de esperteza, boa lábia e persistência, se torna um dos empresários mais poderosos do mundo. Al-Fayed se conecta com a história de The Crown por ser o pai de Dodi, namorado de Diana que morreu com ela no acidente de carro fatal de 1997. O envolvimento do empresário na relação do casal é ponto crucial da sexta e última temporada. 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.