A atriz que criticou etarismo em novelas e será vingada em Volta por Cima
Estrela de sucessos como 'Roque Santeiro' estava fora dos folhetins da Globo há mais de vinte anos e retornará ao ar em breve

Patrimônio da televisão brasileira desde que surgiu na telinha como cantora de um coral no programa de Flávio Cavalcanti, lá nos idos de 1969, ela depois fez uma imensa e reconhecida carreira nas novelas. Embora tenha estrelado produções do gênero em várias emissoras, óbvio que ganhou fama com arrasa-quarteirões da Globo. E a lista de hits de que participou impressiona: vai de Roque Santeiro a O Dono do Mundo, passando pelo folhetim espírita A Viagem. Mas desde que fez a doce Chocolate com Pimenta, de Walcyr Carrasco, há mais de vinte anos, fato é que Lucinha Lins andava longe das novelas da Globo. Agora, ainda bem, esse jejum está prestes a ser quebrado.
Com será volta de Lucinha Lins às novelas?
Lucinha foi escalada para uma participação especial em Volta por Cima, atual na faixa das 7 da Globo, que acumula elogios e boa repercussão nas redes sociais. A informação foi revelada pelo jornal O Globo, nesta quarta-feira 12. Na trama da autora Claudia Souto, Lucinha, hoje aos 71 anos, deverá interpretar a mãe sumida do personagem do ator Guilherme Weber — um papel que se estender até o final da novela.
Há uma ironia e tanto contida nessa boa notícia. Em novembro, numa entrevista à mesma coluna, Lucinha fez uma reclamação sobre as imposições nefastas — e inexplicáveis — do etarismo em relação às estrelas veteranas dos folhetins. “Eu lamento essa coisa dos mais velhos estarem mais afastados. Não entendo o motivo disso. Estou, sim, com saudade de fazer novelas. Tomara que se lembrem de mim”, declarou — com toda razão. Nada mais justo que a Globo ter sido sensível à sua crítica.
Por onde andava Lucinha Lins?
É claro que nas duas décadas em que esteve longe da Globo, Lucinha não ficou fora do ar. Depois de atuar em Chocolate com Pimenta, em 2004, ela passou pela TV Cultura (no seriado Mundo da Lua), fez novelas de sucesso no SBT, como As Pupilas do Senhor Reitor (1995) e terminou fazendo até melodrama bíblico na Record. Não custa lembrar que, antes mesmo de ficar conhecida nas novelas, Lucinha já tinha uma vívida carreira de cantora, iniciada ao lado de Ivan Lins — com quem foi casada de 1971 a 1982, e de onde vem seu sobrenome.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial