A bolada milionária paga pela Netflix para exibir os jogos de Natal da NFL
Plataforma precisou colocar a mão no bolso para transmitir ao vivo duas partidas da liga nacional de futebol americano

Tradição no Estados Unidos, os jogos natalinos da NFL chegaram à Netflix com pompa de Super Bowl, com direito a um show do intervalo glamouroso de Beyoncé. Para exibir as partidas ao vivo no dia de Natal, a plataforma precisou abrir o bolso: segundo o The Wall Street Journal, o streaming pagou 75 milhões de dólares nos direitos de transmissão de cada jogo. Com as duas partidas do dia, a soma alcançou a bagatela de 150 milhões de dólares — o equivalente a 922,9 milhões de reais na cotação atual.
Mariah Carey abriu o evento com uma performance gravada do hit natalino All I Want For Christmas Is You. Logo depois, Kansas City Chiefs e Pittsburgh Steelers se enfrentaram em uma partida que acabou com uma vitória dos Chiefs por por 29 a 10. O segundo jogo, Baltimore Ravens x Houston Texans, começou por volta das 18h30 do horário de Brasília. Beyoncé se apresentou o intervalo, e a partida acabou com uma larga vitória dos Ravens, por 31 a 2.
Gigante do streaming, a Netflix ficou de fora da disputa pelas transmissões esportivas durante um bom tempo. Agora, no entanto, está apostando em modalidades como o futebol americano e a luta livre para se inserir no mercado. Mais do que bater de frente com os concorrentes que detém grandes direitos, a ideia da Netflix com os esportes ao vivo parece ser impulsionar o seu plano de anúncios, que abrange, hoje, 70 milhões de assinantes. Com os eventos ao vivo, a plataforma pode vender propagandas que serão consumidos por toda a sua base de contas, nos intervalos das partidas e eventos especiais. Isso, é claro, aumenta o alcance dos anúncios, e é um atrativo para o mercado publicitário. No caso dos jogos natalinos da NFL, os spots comerciais se esgotaram e, segundo a mídia local, os “pacotes” foram vendidos por cerca de 5 milhões de dólares cada.